Está marcada para dia 27 a inauguração oficial da Hemodiálise de Avaré que será a maior do interior paulista. A obra coordenada pela diretoria da Santa Casa local custou cerca de 1,2 milhão de reais e tem 1.600m2 de área construída.
Desde o ano passado, o in Foco vem acompanhando o projeto mostrando que a nova Hemodiálise triplicará a capacidade de atendimento e transformará Avaré em referência neste setor. Vale lembrar que a nova Hemodiálise foi construída no que era o antigo Pronto Socorro, com ampliação de mais 400m2 e homenageará o médico João Ortiz.
As obras atrasaram um pouco por conta das chuvas do início do ano e as máquinas de diálise – que tem custo aproximado de 70 mil cada – chegarão aos poucos, graças a emendas parlamentares e ao esforço do provedor Miguel Chibani.
Atualmente o setor possui 25 leitos para hemodiálise – procedimento através do qual uma máquina filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer – o procedimento retira do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos.
Com as novas e modernas instalações, que abrigarão a instalação de 54 leitos que trabalhando em sua totalidade em 3 turnos possibilitarão até 162 atendimentos a pacientes portadores de problemas renais diariamente.
São mais de 900m2 somente para diálise, sem contar salas, banheiros (mais de dez), consultórios, vestiários – tudo para oferecer conforto e mais humanidade aos pacientes atendidos e também aos profissionais que atuam no setor. São mais de 30 salas entre consultórios e leitos, numa estrutura mais aconchegante e estruturada.
Confira algumas fotos das instalações.
Mais de 900m2 somente para diálise, além de 30 salas entre consultórios e leitos, além de banheiros, refeitório e vestiário em modernas e amplas instalações.