Anúncio

As estudantes Laysa Leal, Camily Lara e Thais Rodrigues da Etec Professor Fausto Mazzola de Avaré foram merecidamente homenageadas na noite de ontem (20) durante a sessão legislativa a partir de um requerimento do vereador Marcelo Ortega (Pode), como forma de reconhecimento ao trabalho das alunas que desenvolveram um aplicativo pedagógico.

O projeto inédito foi desenvolvido pelas alunas a partir de pesquisa feita com alunos, pais e professores de uma escola municipal; o jogo aborda português, matemática e anatomia humana básica.

Chamado de Pedagokids o jogo pedagógico é voltado à crianças de 6 a 11 anos. Para elaborar o projeto, durante todo o ano letivo, as alunas realizaram atividades presenciais com os estudantes da escola municipal de Ensino Fundamental Maria Theresa Picalho, escola que já trabalha com o aplicativo.

O jogo é composto por três fases, nas quais o aluno aprende brincando sobre português, matemática e anatomia humana básica. Com as atividades oferecidas pelo app, é possível trabalhar a coordenação motora e o raciocínio lógico.

O orientador do projeto, Nicolas Messias, numa entrevista ao portal CPS ressaltou a importância da criação de um aplicativo nesses moldes. “Além de os estudantes aplicarem o conhecimento prático e simularem o que o mercado de trabalho espera de um profissional, o jogo incentiva a solidariedade dos alunos.”

Após o lançamento do jogo e do feedback que receberam, as criadoras querem aprimorar o aplicativo. “Fizemos a apresentação do protótipo e a aceitação foi ótima”, afirmou Laysa ao portal. “Já conseguimos perceber a necessidade de nivelar as dificuldades do jogo, já que algumas crianças tiveram facilidade de jogar, enquanto outras não. Nossa expectativa é que o Pedagokids seja adotado pelas escolas como parte de seu método de ensino”, finalizou.

Na sessão de ontem, Camily frisou que “podemos acreditar no ensino público de qualidade” se referindo a Etec e ao app. O diretor da Etec  Manoel Ferreira Junior também discursou rapidamente parabenizando as alunas, agradecendo aos professores e ressaltando que a escola de Avaré foi a primeira a ter curso de Programação de Jogos Digitais na base curricular. Segundo ele, a Etec de Avaré já formou mais de 2 mil profissionais que atuam no mercado local.