Anúncio

Com o novo Ensino Médio muita coisa mudou tanto para os estudantes quanto para os professores.  Agora, essa etapa da formação educacional, é um modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento que permite ao aluno optar por uma formação técnica e profissionalizante.

Além das mudanças na grade curricular, na carga horária, há os chamados Itinerários Formativos que contemplam as áreas do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Em Avaré, por exemplo, alunos da Escola Estadual Coronel João Cruz, uma das mais tradicionais da cidade, participam do itinerário “Se Liga na Mídia”, do aprofundamento “Linguagens e suas tecnologias”.

“Ele faz parte do novo currículo do Estado de São Paulo; neste o novo ensino médio, os alunos escolhem o que querem estudar e se aprofundar. Este aprofundamento chamado Itinerário chama-se Se liga na Mídia e é voltado ao jornalismo”, explica a professora Maria Inez Mateus, que dá aulas de produção jornalística.

Foi dela que partiu o convite para a jornalista Cida Koch participar de uma roda de conversa com os alunos para uma troca de experiências.

“Trabalhamos em quatro professores neste Itinerário, um de português, um de inglês, um de artes e um de educação física”, conta, complementando: “a minha unidade é o Laboratório de Produção Jornalística, onde aprofundamos toda parte voltada ao jornal, desde notícias, matérias, montagem do jornal. O professor  Caio Antonio Inácio de Oliveira trabalha o observatório da imprensa internacional. A professora  Adriana Benicasa de Oliveira, jornalismo e inclusão nos esportes: práticas e experimentações e o professor Milton Flávio da Rocha Leme da Silva, Criação & comunicação publicitária”.

Também participou da roda de conversas a intérprete para o aluno José Igor, Dalete Alves de Melo Silvestre. A escola já tem um perfil na rede social. Siga para acompanhar as atividades @jornalismonocoronel

Veja abaixo alguns registros do evento realizado dia 16.