Anúncio

Artistas avareenses protestaram hoje a noite, no início da sessão do Legislativo contra a aprovação do projeto (aprovado recentemente) que tirou representantes e a finalidade do Conselho Municipal de Política Cultural-CMPC. A ideia era fazer o ‘enterro’ da Cultura, pois é assim que os artistas entendem o que aconteceu com a Cultura por conta das alterações.

Entretanto, mais uma vez o presidente do Legislativo, Flávio Zandoná (Cidadania) agiu de forma autoritária, impedindo que os artistas entrassem no prédio carregando o caixão. Ainda assim, o grupo entrou no plenário e encenou rapidamente o funeral, usando um violão como objeto cênico. Todos vestiam preto em sinal de luto.

Um dos momentos marcantes foi quando os ativistas levantaram a mão em protesto e os vereadores da oposição repetiram o gesto em solidariedade. A vereadora Adalgisa Ward (PSD) pegou o boneco que havia sido barrado e levou-o à tribuna, usando-o em sua palavra livre.

No final, os artistas cantaram trechos da música “Pra não Dizer que não Falei das Flores”, de Geraldo Vandré, música que foi símbolo da luta contra a ditadura.

Todos os vereadores da oposição declararam solidariedade ao movimento dos artistas que vai continuar com uma série de protestos.

O vereador Marcelo Ortega (Podemos) chegou a dizer desmentir publicamente o boato de que haveria uma bomba dentro do caixão – que teria sido a ‘motivação’ para barrar os artistas.

Só para lembrar, o projeto foi aprovado com os votos dos vereadores: Flávio Zandoná (voto de minerva), Roberto Araújo, Ana Paula, Carla Flores, Jairinho do Paineiras, Magno Greguer e Léo Ripoli.

Veja alguns momentos da manifestação registrada pelo in Foco.