Foto Voz do Vale
Anúncio

Depois de protestos nas redes sociais e da direção da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Avaré ter ameaçado suspender atendimentos por conta da falta de recursos do Fundeb, a prefeitura assinou convênio que permite o repasse.

Em maio, numa carta endereçada ao prefeito Jô Silvestre (PSDB), a atual diretora da instituição, Aldamira Aparecida Faria Silvestre, fez um apelo ao chefe do Executivo para que fizesse o repasse do Fundeb – cerca de 238 mil reais, dos quais nada havia sido enviado a APAE este ano.

Com experiência na direção de outras APAEs, Aldamira afirmava que a entidade de Avaré é a única da região que não recebe o Fundeb.  Contudo, a diretora reforçou, na época, que o Legislativo também precisava agir. “Chegou ao nosso limite da capacidade de continuar, não temos mais condições de solucionar”, desabafou ela na carta.

Segundo nota oficial da prefeitura, a APAE passou a receber recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) graças a um termo de fomento assinado com a prefeitura.

O valor global a ser transferido pelo município supera R$ 404 mil. “O objetivo é contribuir para a manutenção da Educação Especial, que atende 72 alunos de 6 a 30 anos”, ressalta a Educação.

A primeira parcela no valor de aproximadamente R$ 67 mil já foi transferida pela Prefeitura de Avaré no início de julho.

O termo de fomento assinado em junho tem validade de seis meses. Participaram da assinatura a secretária municipal Josiane Medeiros de Jesus e Vera Lúcia de Jesus Vilela, presidente da APAE.