Anúncio

Foi um sucesso a live realizada no último domingo com a participação de 150 artistas em 56 apresentações, além de trabalhadores da cultura que cederam a utilização de seus equipamentos e expertise técnica para que o evento fosse realizado. Artes visuais, artes cênicas, artes circenses, artes plásticas, dança, literatura, música –  artistas de diversas áreas se mobilizaram nessa live cultural de mais de 9 horas de duração, que foi transmitida pelo YouTube no canal “Onde o Artista tem voz”.

Sob a temática de um grande espetáculo de Circo, a live foi apresentada por Poli Brasil e pela atriz Giovana Sgarbi, interpretando a personagem Xurumela. No enredo que costurou toda a live, a palhacinha Xurumela buscava seu lugar ao sol como “artista estrela” do espetáculo, interagindo com diversas artes e aprontando, inclusive, com a equipe técnica.

Todas as intervenções buscavam chamar atenção para os problemas que a classe artística enfrenta nesses tempos e valorizar as atividades artísticas de maneira lúdica e criativa. O sucesso da live continua atingindo a população, com mais de 4,8 mil visualizações no vídeo. Os artistas envolvidos mobilizaram doações via pix que serão divididas em forma de rateio entre participantes da live, buscando minimizar situações vulneráveis entre eles, numa corrente de apoio e solidariedade.

O Conselho de Cultura não teve envolvimento direto com a arrecadação, apenas apoiando a organização da live e mobilizando os participantes das diversas áreas.

Já o Fórum Municipal de Cultura 2021 durou três dias. No primeiro dia de reunião online, dia 2, através do Google Meet e transmitida ao vivo no mesmo canal do YouTube, temas importantes como Conselho de Cultura, Plano Municipal de Cultura, Lei Aldir Blanc e Projeto de Lei Paulo Gustavo foram abordados e discutidos pelos participantes. Na terça-feira, dia 3,  os participantes puderam assistir a palestra “O artista na Era Digital”, ministrada pelo analista técnico do SEBRAE, Henrique Teixeira. Após a palestra, debates e levantamentos do cenário da cultura em Avaré. E na quarta-feira, último dia do Fórum, a palestra oferecida pela Faculdade Eduvale com advogado Marcelo Ornellas Fragoso esclareceu pontos importantes sobre associações.

Finalizando as discussões, outra rodada de levantamento de problemática e possíveis soluções foi feita pelos participantes. Nos 3 dias de reuniões online, foram quase 400 visualizações pelo canal do YouTube além dos artistas e produtores que participaram dos debates ao longo dos três dias de Fórum Online.

As questões levantadas serão usadas como diretrizes para as próximas reuniões do Conselho, buscando-se novas perspectivas de ações na área da cultura em Avaré. Tão logo seja possível compilar os dados, o Conselho pretende também apresentar diversas sugestões para a Secretaria de Cultura, visando contribuir com a mesma através da gestão participativa da sociedade civil através deste Fórum Municipal de Cultura 2021.

(Fonte Poliana Brasil)