Anúncio

Pessoas que testaram positivo para covid-19, mas que infelizmente não tem respeitado o isolamento domiciliar representam um desafio no combate à pandemia em Avaré, já que a checagem das informações são restritas a Vigilância Epidemiológica.

São os chamados assintomáticos, que apesar de estarem com o vírus, não manifestam qualquer sintoma da doença.  Não seguindo os protocolos, estas pessoas colocam a vida de outros em risco, pois certamente vão contaminar mais pessoas.

O in Foco tem recebido várias denúncias inclusive envolvendo nome de empresas. Uma das mais recentes envolveu uma franquia de confecções localizada no centro da cidade, que tem dezenas de funcionários; segundo as denúncias, várias colaboradoras teriam testado positivo, mas estavam trabalhando. Contudo, somente na segunda, dia 28, a Vigilância Sanitária respondeu que “em vistoria não foi constatado 10 casos de Covid – houve alguns casos confirmados porém já estavam aptos a retornar”.

O problema é que a checagem destes dados é lenta e não há um canal de denúncias 24hs. Assim, não de nada adianta combater festas e aglomerações, se os casos assintomáticos descumprem o isolamento.

Segundo decreto publicado este mês pelo prefeito Jô Silvestre, todos os laboratórios, clínicas, farmácias e demais locais autorizados a fazer testes de covid, são obrigados a emitir, de imediato, o “TERMO DE CUMPRIMENTO DE ISOLAMENTO – COVID-19”, a  todos os indivíduos sintomáticos, suspeitos ou positivos confirmados. Estes termos são entregues semanalmente a Vigilância Sanitária Municipal para controle dos infectados e daqueles que estão em isolamento.

O descumprimento do isolamento domiciliar ou quarentena é considerado crime contra a saúde pública.  No termo, os portadores ou suspeitos poderão a partir de agora serem responsabilizados criminalmente caso quebrem o isolamento; o documento se estende a todos familiares que morem com a pessoa.

Um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, apontou que cerca de 50% dos casos de covid-19 são causados por pacientes assintomáticos. Embora diversos estudos utilizem dados epidemiológicos para calcular a taxa de transmissão e casos não contabilizados, a pesquisa da Universidade de Chicago foi a primeira a ser revisada ao incorporar dados sobre a capacidade diária de testes e mudanças nas taxas de teste ao longo do tempo, a fim de fornecer uma imagem mais precisa da proporção de infeções sintomáticas por covid-19.