O autismo é certamente uma das condições humanas mais complexas de se entender e de se abordar. Essa característica neurológica, para usar um termo mais simples, é dotada de milhares de peculiaridades comportamentais, cognitivas e, talvez, até genéticas, como apontam alguns estudos.
Só compreendendo é que podemos lidar melhor com o autismo, sobretudo para aumentar a inclusão da pessoa autista na sociedade, na família, na escola. Afinal, conhecer evita o preconceito. E isso é fundamental e urgente porque sabemos que em 2020 a taxa era de 1 autista para cada 54 pessoas no mundo.
Mas, afinal, o que é o autismo? O autismo pode ser caracterizado como um transtorno do neurodesenvolvimento. Ele foi englobado dentro de uma única tipificação chamada Transtorno do Espectro Autista (TEA). Como ele se manifesta de tantas formas diferentes, ficou convencionado que ele seria classificado dentro desse espectro abrangente. Muitos pesquisadores e autistas adultos utilizam o termo neurodiversidade para explicar o autismo.
Basicamente, o autista apresenta em comum a dificuldade de estabelecer relações sociais, de consolidar interações, de se comunicar com pessoas que não são do seu círculo familiar ou de amigos.
“Quanto mais sabemos sobre o autismo, mais percebemos o quão complexo é. Por isso é difícil determinar suas características, já que nenhum autista é igual ao outro, possuindo traços individuais, mas que se encontram nessa tríade: diferenciamento na Comunicação, Socialização e no Comportamento”, explica a médica Fátima Kwant.
Portanto, não se trata de uma doença, mas de uma condição neurológica, por assim dizer. Contudo, geralmente o autismo vem acompanhado de doenças crônicas, as comorbidades, como epilepsia, depressão, Transtorno do Déficit de Atenção (TDA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Transtorno Desafiador Opositor (TOD), etc.
Além disso, 80% dos autistas têm distúrbios sensoriais, podendo ser hipersensíveis ou hipossensíveis nos sentidos. Você deve saber que diversos autistas, por exemplo, têm muita sensibilidade ao som. Um ambiente com muito barulho pode provocar reações inesperadas nessas pessoas porque eles escutam o som de forma potencializada.
Ainda não há como apontar o que exatamente contribui para que a criança venha a nascer com autismo. Especialistas estudam o autismo há mais de 100 anos e algumas correntes científicas investigam se questões genéticas são preponderantes para isso e esse é o caminho mais provável, mas fatores ambientais também podem, em certa medida, influenciar. O que se sabe é que ele é mais comum em meninos do que meninas. Contudo, não há como assegurar causas específicas.
Quais são as características do autismo?
Essa é uma questão muito debatida no mundo todo e pesquisada por todos que querem entender o autismo ou tentar identificar sinais precocemente nas crianças. Como dito anteriormente, comunicação, comportamento e socialização são os aspectos principais do autismo, mas vamos explicar melhor.
No tocante ao comportamento, uma característica geralmente presente são as estereotipias. Ou seja, quando o autista executa movimentos repetitivos de forma ininterrupta e sem um objetivo específico, como bater palmas sem parar.
Ainda com relação ao comportamento, outro traço comum é o estabelecimento de rotinas muito rígidas. Geralmente, eles seguem exatamente o mesmo roteiro diariamente para executar atividades, têm sua forma de se vestir, de comer, de onde sentar. E é importante entender isso para saber respeitar a rotina deles.
No quesito socialização, a interação é marcada por falhas comunicativas. Eles podem não olhar nos olhos da pessoa com quem estão conversando, ou não atenderem a chamados de atenção, parecerem surdas, quando na verdade estão escutando. Muitos também têm facilidade em aprender outras línguas diferentes, como forma de se isolar ainda mais da interação comum, já que naturalmente as pessoas estão falando na língua materna. Esses são só alguns pontos a se destacar, mas cada um pode desenvolver diferentes formas de comportamento ou de comunicação. Mais à frente veremos que o tratamento preciso pode facilitar a convivência com o autismo.
Quais são os graus do autismo?
Antes, o autismo era dividido em categorias, entre elas a chamada Síndrome de Asperger. Hoje ele é definido de acordo com os níveis de funcionalidade: leve, moderado e severo. Quanto mais severo o grau de autismo, menos funcionalidade e mais desafios e comorbidades. Nesse nível, a pessoa praticamente não interage, repete movimentos e pode apresentar atraso mental.
No nível moderado, a pessoa tem dificuldade de se comunicar e repete comportamentos. Já no grau leve, eles conseguem se comunicar, estudar, trabalhar com mais facilidade. Quanto mais leve, mais funcionalidade, mas isso pode trazer um problema, já que fica mais difícil de dar o diagnóstico e ele acaba vindo muito tarde.
Por outro lado, a pessoa autista pode desenvolver talentos e habilidades impressionantes, como predisposição para a pintura, facilidade de aprender visualmente, atenção aos detalhes, capacidade de memória e concentração em uma área de interesse por muito tempo, o chamado hiperfoco.
Como alcançar o diagnóstico?
O diagnóstico do autismo é, de longe, um dos mais complexos de ser alcançado. Isso porque não existem exames que comprovem o autismo, nem testes laboratoriais. Os médicos geralmente avaliam o histórico do paciente e o seu comportamento.
Por isso, é fundamental que os pais estejam atentos aos sinais dos filhos. Geralmente, o diagnóstico já pode ser identificado a partir de um ano e meio e os sinais ficam mais claros dos dois anos em diante. Mas isso pode variar muito entre cada criança.
Então, o que os pais devem observar, basicamente, é se há ausência de fala nesta idade, se eles não atendem ao chamado de pais, professores e familiares, se têm reações anormais quando há mudança de rotina, se fazem movimentos repetitivos com cabeça, tronco ou membros, se são excessivamente sensíveis a sons, sabores, texturas e outros sentidos, se têm apego exagerado a algum objeto incomum ou se apresentam dificuldade em fazer ou manter amizades.
Os autistas geralmente têm dificuldade também em compreender questões abstratas. Outros sinais como andar na ponta dos pés, alinhar objetos, repetir frases descontextualizadas, sem função aparente na situação, agressividade, ansiedade, choro ininterrupto e dificuldade para aceitar coisas novas como brinquedos ou comidas. Aliás, a seletividade alimentar é bem presente nos autistas. Muitos só comem exatamente a mesma coisa sempre.
Para a especialista Fátima Kwant, o que torna o diagnóstico tão complexo são os seguintes fatores: a falta de conhecimento do autismo, em massa, até mesmo por pediatras e alguns psicólogos; a dificuldade dos pais de reconhecerem sinais do autismo em seus bebês, o que adia o diagnóstico e a intervenção precoce; os sinais bem leves do autismo que podem se manifestar mais tarde, na idade em que a criança vai para a escola, ou até mesmo, em alguns casos, quando já adolescente que vai para o ensino médio; o preconceito dentro da família. Quando a família prefere lidar com a situação sem buscar o diagnóstico, por medo do preconceito de terem seus filhos “rotulados”.
Tratamento
O tratamento para o autismo tem várias metodologias, mas elas se concentram essencialmente nas terapias comportamentais, ocupacionais e de linguagem/fala. O autismo é um transtorno do desenvolvimento, então é preciso saber que não existe uma cura para esse problema, mas na verdade há caminhos que ajudam no desenvolvimento da pessoa.
O tratamento com medicamento também não é o preconizado para o autismo. Eles somente são receitados em casos de agressividade, ansiedade, dificuldade de concentração ou depressão, mas não exatamente para tratar o autismo.
O tratamento é multidisciplinar, envolvendo várias áreas como psiquiatria, pediatria, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, neurologia, entre outras. O objetivo é colaborar com o desenvolvimento para que o paciente possa executar tarefas do dia a dia, interagir melhor, dialogar melhor com o mundo habitual, entre outras finalidades.
O fato é que, para além das terapias, o papel dos pais é fundamental. “Acho muito importante pontuar que, apesar das terapias elegidas, os pais devem ter em mente que são fontes poderosas no desenvolvimento de seus filhos, e que educá-los com amor, atenção e limites também é tão (ou mais) importante do que comprarem o pacote mais caro de qualquer terapia”, alerta a médica.
Leis que amparam o autista
Os autistas têm no Brasil o amparo legal para terem acesso a condições especiais em função do transtorno. A Lei Berenice Piana, 12.764/2012, dá ao autista os mesmos direitos que pessoas com deficiência, como educação especial, benefício da meia-entrada, acesso a tratamento especializado, entre outros. A lei foi criada por Berenice Piana, mãe de um garoto autista, que inclusive abriu clínicas de tratamento no Brasil para autistas.
Outra lei complementar é a Lei Marcos Mion, 13.977/2020, que dá aos autistas direito a prioridade em serviços públicos e privados. O apresentador também é pai de uma criança com autismo. Em 2007, a Organização das Nações Unidas declarou o dia 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e o símbolo é o quebra-cabeça, que representa a sua diversidade. O dia 18 de junho é o Dia do Orgulho Autista, e é simbolizado pela imagem do infinito colorido.
Tipos de autismo
Conheça os mais comuns e as características deles!
O entendimento científico acerca do autismo é algo que está em constante desenvolvimento. Atualmente, os pesquisadores se debruçam na última edição do DSM-V (Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – 5) onde está expresso que qualquer criança que tenha traços autísticos em destaque é diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Por outro lado, embora os números de casos sejam altos no Brasil, em função do critério usado para a conclusão que leva ao diagnóstico, a síndrome só foi adicionada à Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde em 1993. Por essa razão, notamos que a imprecisão na análise ainda é um desafio para estudiosos e familiares por conta das diferentes intensidades e maneiras de como a síndrome se apresenta.
Síndrome de Asperger
A Síndrome de Asperger é um dos tipos de autismo. Em geral, é considerada a mais leve entre os demais. Pode ser identificada em pessoas que apresentam níveis de inteligência mais altos que o comum. A manifestação é vista ainda na infância, embora identificação seja feita, em grande parte, já na idade adulta devido ao fato dos sintomas serem bastante diferentes com relação a cada caso. Algumas características da Síndrome de Asperger são:
- interesses específicos e intensos;
- necessidade de cumprir com rotinas fixas;
- não gera atraso na linguagem, desenvolvimento ou inteligência;
- criança demonstra dificuldade para se comunicar;
- apresenta dificuldade de acatar regras simples, como respeitar o lugar da fila entre outras.
Transtorno Invasivo do Desenvolvimento
O Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID) engloba os tipos de autismo, sendo considerado pouco mais grave que a Síndrome de Asperger. É marcado por alterações nas interações pessoais, repertório de interesse restrito e mais. As características do Transtorno Invasivo do Desenvolvimento são:
- apego à rotina;
- sentimentos mais confusos;
- vontade de fazer tudo ao mesmo tempo;
- dificuldade com interação social;
- comportamentos repetitivos entre outras.
Transtorno Desintegrativo da Infância
O Transtorno Desintegrativo da Infância é considerado o tipo mais grave de autismo e o menos comum. Nele, a criança apresenta regressão das habilidades já aprendidas e apresenta maior probabilidade de retardo mental. Pode ser identificado na infância ou na adolescência. Logo, as características que representam o Transtorno Desintegrativo da Infância são perdas na capacidade linguística, social, intelectual e social.
Transtorno Autista
Por fim, o Transtorno Autista pode ser notado em crianças e adultos, sendo mais grave que a Síndrome de Asperger e os demais tipos de autismo tratados neste artigo. Sendo assim, apresenta maior comprometimento das capacidades. Este grau do espectro autista, em geral, é identificado aos três anos de idade, de modo precoce. As características do Transtorno Autista são:
- atraso no desenvolvimento da linguagem;
- hábito de balançar ou bater as mãos;
- falta de contato visual;
- dificuldade de fazer pedidos usando a linguagem.
Conhecer os tipos de autismo é essencial para saber direcionar o tratamento adequado. A partir dessas informações, pais, professores e outras pessoas que lidam com a criança podem criar estratégias para melhorar o convívio.