Anúncio

Gustavo Saldanha, um menino de apenas 8 anos de São Paulo, anos é o brasileiro mais novo a ser aceito em clube internacional de pessoas com alto QI. Ele toca sete instrumentos musicais e tem facilidade com tecnologia. Gustavo ainda está no ensino fundamental de uma escola particular da capital paulista, mas já tem até a promessa de uma bolsa de estudos na Logos University International (Unilogos), nos Estados Unidos.

A mãe de Gustavo, Luciane Saldanha, conta que nunca havia desconfiado de qualquer excepcionalidade na inteligência do filho. Quando bebê, ele demorou mais do que a média para aprender a falar: só pronunciou as primeiras palavras quase aos 3 anos.

Como nem todo mundo tem a sorte de ser um Gustavo, há hábitos e práticas que podem ajudar a ficar mais inteligente. Não é fake não. É fato. Algumas pessoas tendem a acreditar que a inteligência é algo imutável e inerente de alguns. Porém, existem diversos métodos que podem aumentar as habilidades cognitivas e fazer com que as pessoas se tornem mais eficazes em suas atividades profissionais e pessoais.

Estudos comprovam que alguns hábitos podem aumentar nossas capacidades intelectuais e nutrir nossas mentes. Veja alguns deles:

 

Questione tudo

Você nunca deve assumir nada ou aceitar informações sem questionar primeiro! Pense que o maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, mas sim a ilusão do conhecimento, e a curiosidade e o questionamento são chaves para superá-lo. Por exemplo, ao ler um jornal ou uma matéria na internet, procure questionar sobre o ponto de vista usado por aquele canal, ou buscar informações em outras fontes. Se questionar sobre as coisas te deixa com um pensamento mais crítico, além de fazer seu cérebro trabalhar mais diante de informações.

Leia jornal

Além de te deixar bem informado, essa atividade irá exercitar mais o seu cérebro. Você pode reservar meia hora durante sua manhã ou antes de dormir para ler um jornal ou assistir alguma notícia, isso irá adicionar interessantes tópicos e informações no seu dia, e ainda deixarão seu cérebro mais ativo. Se você já está lendo essa matéria é um ótimo sinal! Boa escolha! rs

Se aproxime de pessoas inteligentes

Pessoas inteligentes têm coisas interessantes para falar. Elas sabem como expandir sua mente e alimentar seu cérebro, então passar tempo com elas será bom para você em vários níveis.

Ensine e compartilhe informações

Um modo de certificar de que você realmente aprendeu e que você absorveu as informações que estudou é tentando ensiná-la aos outros. Explicar o que você aprendeu para alguém também irá te ajudar a gravar esse novo conhecimento. É importante aprender novas informações, mas ser capaz de reter essa informação e ensinar aos outros é muito mais valioso.

Dedique tempo para desenhar ou pintar

Desenhar pode agregar uma série de benefícios no seu dia, e você não precisa ser um artista para isso. Além de melhorar a coordenação entre o olho e a mão, essa atividade envia sinapses aos neurotransmissores para ajudar a armazenar suas memórias de forma mais vivida e permanente. E a pintura, além de alimentar as mesmas áreas do cérebro, também introduz texturas e cores novas para o estimular. Por causa disso, os pintores costumam ter uma maior consciência em relação ao ambiente e ao que está ao seu redor. Quer dizer que a pintura irá te incentivar a perceber mais detalhes do mundo.

 

Leia o máximo que puder

A leitura é a maneira mais básica e simples de estimular a atividade cerebral. Ela te ajuda a aumentar o seu vocabulário e usá-lo de modo mais prático, apresentando exemplos corretos do uso gramatical e te dando exemplos de frases bem escritas. No entanto, isso é apenas metade da magia proporcionada pela leitura. A leitura oferece uma oportunidade para o leitor fazer conexões gerais entre a literatura e a vida real. Seja pela ficção, não-ficção, literatura histórica ou poesia, a leitura será uma boa maneira de fazer seu cérebro viajar para novos lugares e contextos.

Além disso, à medida que sua imaginação trabalha para imaginar os lugares, pessoas, lugares e experiências a partir das palavras que você leu, seu cérebro se reconecta para entender e processar todas as novas informações. E para que você tenha uma melhor experiência, busque fazer da leitura um hábito diário. Mesmo que seja apenas um pouco por dia, essa atitude terá grandes resultados sob seu intelecto.

Anote o que você aprende

Anotar as coisas que você aprende são uma ótima forma de aumentar sua capacidade mental, e você não precisa escrever muito ou de forma complexa. E assim como a leitura, a escrita incentiva o crescimento do seu vocabulário e melhora a sua capacidade gramatical. Isso também vai ajudar o seu cérebro a armazenar informações de maneira mais eficaz e promover melhores habilidades de memória.

Estudos mostram que os alunos que fazem anotações regularmente durante as aulas se saem melhor nas provas! Isso porque a escrita nos obriga a prestar mais atenção aos diálogos, às nossas memórias e às experiências.

Faça pequenas mudanças em sua rotina

Mudar o caminho que você passa para ir ao trabalho já é algo que pode ativar o seu cérebro! Assim como ir estudar em um novo café ou viajar para um país diferente. Isso porque mudanças de estado são estimulantes para o cérebro. Quando viajamos para um novo país, nosso cérebro precisa se adequar à nova linguagem, costumes e à cultura. O ajuste a esses novos elementos força nosso cérebro a acordar para enfrentar novos desafios inesperados.

Além disso, ter que superar a barreira da linguagem para se comunicar força o cérebro a desenvolver maneiras criativas de expressar necessidades e emoções.

 

Cultive sua saúde física

Sabemos que é o corpo que alimenta o cérebro, e por isso, se manter em boas condições físicas é crucial para esse órgão funcione de maneira adequada. Fadiga mental, falta de motivação e ausência de criatividade geralmente estão ligadas ao sedentarismo, falta de sono ou dietas inadequadas. Estudos mostram que pessoas que se exercitam de forma regular têm maiores pontuações de Q.I. Isso porque além de manter um corpo forte, essas pessoas também estimulam o crescimento das células cerebrais ao se exercitar. A explicação para isso está num processo chamado neurogênese, que ocorre durante os exercícios rigorosos, aumentando a produção de neurotransmissores. Outro efeito dos exercícios é o aumento da dopamina, que pode melhor reduzir níveis de estresse, e melhorar sua energia e concentração.

Coloque seus novos conhecimentos em prática

Não faz sentido se esforçar para aprender alguma coisa, se isso não vai ter consequências reais na sua vida, lhe tornando mais inteligente, o inspirando a melhorar ou trazendo mudanças de atitude. Pessoas inteligentes aplicam o conhecimento que adquirem! Além de dar uma utilidade para as informações que você aprendeu, isso o ajudará a fixar as novas ideias.

 

Não desperdice seu tempo online

É muito difícil não se render aos smartphones durante a pausa entre um trabalho e outro, mas esse tempo não precisa ser gasto em redes sociais, ou vendo vídeos engraçados na Internet. A web está repleta de grandes recursos de aprendizado, como cursos online, tutoriais, palestras intrigantes do TED, e outras ferramentas. Substitua alguns minutos de memes por algo mais mentalmente nutritivo.

Pratique um pouco de meditação

Saber controlar e acalmar seu cérebro é tão importante quanto melhorar sua atividade lendo e aprendendo coisas. A medicina estuda os efeitos que a meditação tem no cérebro há vários anos e os resultados são impressionantes. Pessoas que lutam contra a ansiedade, depressão e outras doenças mentais podem encontrar na meditação uma grande ferramenta para se acalmar e melhorar seu foco.

 

Evite excesso de tecnologia

Apesar da tecnologia trazer maravilhas e facilidades para o mundo moderno, a dependência tecnológica acaba sendo um problema na hora de ajudar o cérebro a resolver problemas e se adaptar a novos ambientes. Tente fazer algumas atividades sem a ajuda do seu celular, como encontrar um caminho sem o GPS, ou resolver problemas matemáticas sem usar a calculadora. Faça que seu cérebro trabalhe para você e veja os resultados.

 

Não pare de estudar

A educação é um dos melhores investimentos de tempo, dinheiro e energia que você pode fazer, e não importa a idade para isso. Embora a educação seja de grande importância durante a infância e adolescência, os adultos costumam subestimar sua capacidade de aprender novos conceitos e habilidades. Se desafie a entrar num curso novo, seja presencial ou na internet. Continuar estudando é uma oportunidade perfeita para o cérebro criar novas conexões e melhorar sua inteligência, além de te aproximar de pessoas que estão buscando conhecimento.

 

Aprenda a tocar um instrumento

Aprender a tocar um instrumento tem benefícios notáveis para o cérebro. A prática de instrumentos musicais irá te auxiliar com a coordenação motora, memória, concentração, e até mesmo com habilidades matemáticas.

Interaja com outras pessoas

Embora a inteligência lógica seja a mais conhecida e procurada por todos, a inteligência emocional também desempenha um papel igualmente vital para o sucesso. Interagir com outras pessoas te ajuda a ver além do seu próprio pensamento, ganhar novas ideias e perceber as coisas por uma perspectiva diferente.

 

Deixe um tempo para refletir

Recebemos tantas informações e estímulos durante o dia que é muito fácil nos distrairmos. É comum que esqueçamos de lições e passemos de uma atividade para outra sem parar para considerar o que aprendemos com ela, ou o que determinada experiência significou para você. Você pode mudar isso arranjando um espaço para que seu cérebro processe o que ele aprendeu durante o dia. Afinal, refletir é uma parte fundamental no processo de aprendizagem.

Como você pode ver, existem muitas técnicas e hábitos que podem fazer você aumentar seu poder intelectual. Coloque algumas delas em prática e veja até onde você consegue chegar.

 

(Fonte Hipercultura e Hypeness)