Há exatas duas décadas Avaré era transformada em Estância Turística pelo então governador Geraldo Alckmin, hoje candidato a vice-presidente na chapa de Lula da Silva (PT). Contudo, entre a lei de nomeação até hoje, pouco se fez de fato pelo turismo. Para muitos avareenses, a classificação ocorreu somente no papel, haja vista a falta de investimento no setor. O único investimento que o atual governo considera turismo é o Arenão que já custou cerca de 9 milhões de reais.
No ano 2000, o antecessor de Alckmin, Mário Covas, havia vetado o projeto do deputado Campos Machado por considerar que a cidade não preencheria alguns quesitos necessários, mas depois da sua morte, a cidade tornou-se estância turística. Na época, muitas ideias e iniciativas em prol do turismo foram feitas; uma delas, do empresário Cláudio Salomão, sugeria a criação do Circuito de Águas Limpas, incluindo nos roteiros as estâncias turísticas de Paranapanema, Piraju e Águas de Santa Bárbara, além de Avaré. A cidade acabou sendo inserida no Polo Cuesta, do qual Botucatu é o grande destaque que a cada ano se desenvolve turisticamente e hoje é referência em toda a região.
Atualmente Avaré sequer tem cartões postais, calendário turístico ou city tour.
Mais sobre a cidade – Conhecida como “Terra do Verde, da Água e do Sol”, Avaré possui lugares belíssimos como a Represa Jurumirim e no passado já foi chamada de “Cidade Jardim”, por seus lagos ornamentais, ruas e praças amplas e arborizadas. A Estância Turística de Avaré foi descoberta por pioneiros europeus em 1840, que construíram um povoado com o nome de Rio Novo e, somente em 1891 passou a categoria de município com o nome de Avaré.
Alguns dos principais pontos turísticos da cidade são: o Horto Florestal, Mirante do Cristo Redentor, o Santuário de Nossa Senhora das Dores, vários pesqueiros e a Represa de Jurumirim (uma das maiores referências no turismo de Avaré), que tem um reservatório quatro vezes maior do que a Baía de Guanabara no Rio de Janeiro. Ela ainda é a principal atração turística de Avaré, formada pelo Rio Paranapanema, e fica a 16 km da cidade.
(Fonte Guia do Turismo; colaborou Gesiel Junior)