Anúncio

 

Na noite de ontem, Avaré e Botucatu foram destaques no programa Fantástico (Rede Globo) por motivos diferentes; Avaré porque foi uma das cidades numa matéria sobre venda “empurrada” de medicamentos em farmácias e Botucatu por ser sede de um estudo de imunização.

A primeira reportagem foi da “empurroterapia”, termo criado para definir atendentes, balconistas e gerentes que ganham comissões indicando ou vendendo medicamentos e suplementos aos clientes.

A prática é considerada “comum” e entre as cidades onde ela acontece, está Avaré. Durante um ano, uma equipe da RBS TV examinou 12 mil páginas de processos e localizou balconistas e ex-gerentes que confirmaram a prática em Brasília, Rondônia, Pernambuco, Rio de janeiro e cidades do Rio Grande do Sul e interior de São Paulo. Mais detalhes o(a) leitor(a) poderá ver na próxima edição impressa do in Foco.

Já Botucatu foi destaque porque ontem teve início a campanha de vacinação em massa, já que a cidade foi escolhida para participar de um estudo inédito. O esquema de imunização faz parte do estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para checar se a vacina da AstraZeneca é eficaz contra mutações do coronavírus.

A vacinação em massa terminou com mais de 65 mil moradores imunizados ontem. O objetivo era aplicar a primeira dose da vacina de Oxford/AstraZeneca em 60 mil pessoas, ou seja, em 80% do público-alvo, mas a meta foi ultrapassada.

Segundo a prefeitura foram 65.932 doses aplicadas, número que deve ter aumentado hoje devido a contagem de cadastro que tiveram que ser feitos manualmente em virtude de oscilações no sistema digital.

De acordo com o Ministério da Saúde, Botucatu conta com cerca de 150 mil habitantes, dos quais 106 mil são maiores de 18 anos. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve presente na vacinação.