Os casos de dengue explodiram neste começo de ano e matou sete pessoas no estado de São Paulo até o dia 20 de janeiro, de acordo com os dados do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo. Segundo o balanço, até a terceira semana epidemiológica de 2024, foram confirmados 10.728 casos de dengue em todo o estado. No mesmo período de 2023 foram 8.466 casos e oito mortes registradas.
Em Avaré, os casos também aumentaram. De acordo com a secretaria de saúde do município, nos 29 primeiros dias de janeiro foram registrados 27 casos confirmados – ou seja, quase um por dia.
O boletim divulgado nesta terça, 30, aponta que foram 52 notificações registradas, das quais 27 positivaram e 23 negativaram. Dos confirmados, 26 são autóctones (caso contraído o na zona de sua residência) e 1 importado. Há ainda 2 casos em investigação.
Por conta disso, a Vigilância Sanitária de Avaré realiza nesta quarta, 31, a nebulização e bloqueio em bairros da cidade em combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Dados da Vigilância Sanitária do Estado mostram que ano passado a cidade teve 338 casos de dengue e 94 em 2022, mas estes números não são confirmados pela saúde local, que só se manifesta sobre a doença quando bastante questionada.