Anúncio

Uma estudante de apenas 17 anos, formada ano passado pelo Instituto Federal Campus de Avaré conseguiu uma conquista inédita: passou em Medicina na USP de Bauru e agora está fazendo uma campanha para pagar os custos de moradia, já que a universidade – uma das mais concorridas do país – é pública.

Giovanna de Souza Campos é filha do esportista Adão de Campos, que faleceu infelizmente em maio de 2021, vitimado pela covid. Seu nome é homenageado até hoje através de uma equipe de corrida que ele treinava em Avaré.

Giovanna é muito dedicada, mas sua família não tem condições financeiras de arcar com os custos básicos da faculdade como alimentação e moradia. Por isso, amigos e familiares estão fazendo uma campanha através de uma rifa solidária.

Nas redes sociais também há uma grande movimentação para arrecadar fundos para a futura universitária, que sequer tem notebook, segundo amigos.

Além de passar em Medicina, Giovanna conseguiu tirar 980 na redação do Enem, pontuação que raros alunos conseguiram – apenas 20 pontos da nota máxima atingida apenas por 60 estudantes no país.

Ao in Foco, Giovanna contou como conseguiu estudar tanto: “ Foi tudo tão automático e natural que só hoje em dia percebo que realmente estudei bastante. Porque eu estudava no Instituto Federal, e como as aulas eram integrais, toda vez que eu chegava em casa eu estudava para o Enem. Só que também tinham muitas semanas de provas ou de algum trabalho para apresentar e eu acabava não estudando o tanto que queria…Mas lembro que desde janeiro já comecei a estudar, e em alguns meses eu parei por conta dos trabalhos da escola que eram muitos, e nos últimos meses antes do Enem e vestibulares eu peguei firme de novo e voltei a estudar todo dia. O provão paulista foi uma oportunidade que surgiu de repente, acredito que seja de Deus, porque ele surgiu bem no ano em que eu precisava. Mesmo com o governo tentando impedir o máximo possível que os Institutos Federais não realizassem essa prova, nossos professores conseguiram fazer com que fôssemos. Passamos dois dias num ginásio, dentro do IF de São Paulo, dormindo em colchões e ainda com goteiras, porque pegamos dia de chuva. Então hoje sou extremamente agradecida aos professores, principalmente à professora Camila, porque graças à essa prova consegui realizar meu sonho de passar em Medicina.

Em relação à redação, eu me surpreendi bastante com a minha nota. Eu não achei que tiraria uma nota baixa mas também nunca passou pela minha cabeça que eu conseguiria quase 1000. Meus familiares ficaram muito felizes e resolverem pesquisar para ter uma noção de quantos conseguem tirar essa nota, e descobriram que menos de 5% dos alunos, entre +4 milhões conseguem isso, então depois que eu soube disso fiquei muito feliz pela minha conquista.”

Ela revela que na verdade está realizando um sonho que era de seu Pai. “O sonho dele era ser médico, mas ele não teve condições pra isso, então conseguir isso é como se eu tivesse realizando esse sonho por nós dois”, diz.

Empresários estão fazendo uma rede de apoio também para a estudante, enquanto a família se mobiliza para vender a rifa (abaixo)

Mais informações pelo (14) 99817.3553