Com mais duas mortes – de uma mulher de 71 anos e um homem de 61 – Avaré atingiu hoje 176 óbitos por coronavírus; deste número 155 foram este ano, em apenas 153 dias – uma média diária lamentável. Durante os nove meses de pandemia em 2020, foram 21 mortes. Entre ontem e hoje são quatro óbitos pela doença.
Mas nem os números alarmantes, nem a situação caótica da saúde parecem afetar o comportamento de parte da população que continua a se aglomerar em festas clandestinas e privadas – principalmente entre os jovens.
Nem o prefeito Jô Silvestre, nem o secretário de Saúde Roslindo Machado comentam as denúncias, assim como a Polícia Militar, as Vigilâncias Sanitárias municipal e estadual e o Ministério Público também ignoram as reclamações contra a falta de fiscalização.
Hoje, oficialmente a cidade tem 7.818 casos confirmados, sendo 176 óbitos e 7305 curados. Este número também inclui as pessoas em tratamento domiciliar que somam 291 e pessoas internadas – 37 pacientes internados na Santa Casa de Misericórdia de Avaré (28 internados na Ala 5 e 9 pacientes internados na Ala 1) e 9 pacientes internados em outros municípios.
Não há vagas para internação na Santa Casa desde o início do ano, mas o cenário se agravou ainda mais desde março. Nesta quarta, há 20 pacientes no PS aguardando vaga para internação na Santa Casa, sendo 5 deles intubados.
No boletim da Saúde, ainda constam : 1 óbito suspeito; 6 pacientes aguardando resultado de exame (PCR) em domicílio e registro de 22.311 resultados negativos.