Novamente um caso de suposto descaso médico é registrado em Avaré. A denúncia foi feita ao in Foco pela munícipe Mônica Regina de Freitas Barros, cuja mãe – Maria Menininha Freitas Barros – infelizmente faleceu no último domingo na Santa Casa local.
Maria Menininha estava internada e segundo Mônica, alguns acontecimentos envolvendo a morte da mãe não foram esclarecidos, bem como o acesso ao prontuário foi negado à família.
“O Pronto Socorro de Avaré e a Santa Casa tem mais médicos ruins e sem coração, do que os que trabalham por amor a profissão. Perdi minha mãe sem saber ao certo o que houve e quando solicitei o prontuário médico, por deboche falaram que só entregariam para a minha mãe! Médicos sem noção e a maioria despreparada – em especial a Dra. Adriana machado, medica sem nenhum coração e totalmente despreparada para atender os enfermos e os familiares”, desabafou.
Mônica contou que a mãe deu entrada no PS no dia 24, sendo atendida pelo médico Rubens Kato que fez teste covid na paciente, mas o resultado foi negativo. “Depois a Dra. Roberta a internou na ala de covid mesmo com o teste negativo, alegando cuidar melhor do pulmão nessa ala. Pedi pra não entubar, pois 15 dias antes uma amiga morreu dessa forma”, relata.
A denunciante frisa a dificuldade em obter informações do estado da mãe e a forma grosseira que a família era atendida cada vez que procurava ter notícias.
“No domingo, dia 27, meu pai foi tentar informações com algum médico. A Dra. Adriana Machado (filha do secretario da Saúde) falou com ele por telefone, não querendo falar comigo e disse que caso minha mãe piorasse teria que entubar. Isso foi por volta das 9h30 da manhã; por volta das 13h30 ligaram pra gente descer na Santa Casa. Chegando lá essa doutorazinha nos chamou na ala restrita para avisar do óbito da minha mãe sem muitas explicações”, conta a filha, emocionada.
Mônica diz que a médica confirmou que tinha entubado a mãe na noite anterior mesmo sem autorização da família, que fez todos os testes de covid, inclusive RT-PCR e todos deram negativo. Contudo, quando a funerária foi buscar o corpo da mãe, a médica colocou no atestado covid como causa da morte.
“Solicitei o prontuário médico e disseram que só entregariam para a paciente. Se estão escondendo esse prontuário é porque com certeza houve erros”, pondera.
A denúncia será encaminhada a secretaria da Saúde local.