Anúncio

Em seu primeiro livro, Ensaio sobre a Cozinha Afetiva, a escritora avareense Jane M. G. Lutti reflete sobre a cozinha do afeto e abre discussões abrangendo literatura, psicologia, economia, cultura, antropologia e outra lentes para expandir o tema

 Se tem um assunto que a escritora avareense Jane M. G. Lutti tem sempre à mesa é certamente a culinária. A afetiva em especial. As história de forno e fogão sempre fizeram parte de seus registros e memórias desde a infância, mas foi somente na fase adulta que a menina que sabia operar os fogões de casa quando criança conseguiu botar para fora as histórias e receitas que permeavam o nutritivo e afetuoso universo da cozinha de sua história.

Mas o termo “afetiva” neste contexto vai além do sentido “marqueteiro” que embalou a expressão na últimas décadas.  Jane começou a buscar substâncias e novos ingredientes para chegar a uma receita beta do que seria a tal cozinha afetiva de que tanto se valiam certas marcas e escritores  nos últimos anos. Cozinha afetiva era sim receita da vovó, mas também era muito mais. Por esse motivo, resolveu iniciar uma pesquisa sobre o assunto em 2016 quando embarcou para uma extensão em Jornalismo Gastronômico no Rio de Janeiro. Ali, ao lado de grandes conteudistas e escritores sobre alimentação, história e gastronomia engordou a vontade de se aprofundar no tema e sistematizar – de forma simples – a expressão brasileira “cozinha afetiva”.

“Foram 4 anos de pesquisas para sintetizar o significado da expressão, mas ao mesmo tempo, 4 anos para organizar as lentes e expandi-la sob outras óticas – além do marketing de nostalgia das temporadas convenientes. Quis abrir a roda de discussão além dos livros de receita tão queridos e tão escassos hoje em dia”, diz a escritora, lembrando que a ideia de sistematizar o entendimento de cozinha afetiva também tem o objetivo de promover o resgate de receitas de família e à volta ao fogões de casa.

Sendo assim, Ensaio Sobre a Cozinha Afetiva, apresenta uma reflexão empática sobre o ato de comer, trazendo ao debate mais informações e ampliando sua expressão para que a esta não seja confundida ou romantizada, uma vez que há um mundo de significados e significantes que colocam a comida e o comer como centro de nossa tônica social e pessoal.  No livro, a afetividade culinária é explicada sob lentes diversas, abordando história, filosofia, psicologia, literatura, desenvolvimento socioeconômico e cultural, em um apanhado geral de saberes que ajudaram a sistematizar o tema.

“Este não é um livro de receitas”, brinca a escritora. “É um livro de introdução ao universo da cozinha afetiva para quem cada um escreva suas próprias receitas e histórias sobre”, diz Jane que já tem dois livros prontos para 2022 que devem ser lançados respectivamente em Abril e Outubro, pela editora Labrador, nos quais reúne contos e crônicas sobre a cozinha afetiva, com receitas e histórias recheadas de afeto e bastante pessoais.

No dia a dia, Jane compartilha seu amor pela literatura, cozinha, livros e afeto no blog  / instagram GastrôLité, marca que nasceu em 2016 com o objetivo de juntar Gastronomia e Literatura, e acabou virando um espaço para ela e alguns seguidores queridos trocarem informações sobre o temperado universo da gastronomia afetiva.

O livro Ensaio sobre a Cozinha Afetiva está disponível no site Amazon – www.amazon.com.br, e está disponível nas versões física e digital para Kindle.

(texto e foto assessoria da autora)