Anúncio

 

Calor intenso em pleno inverno. Essa é a previsão do tempo de Norte a Sul do Brasil. As temperaturas voltaram a subir em diversas cidades e o baixo nível de umidade no ar é motivo de alerta para a população.

Uma grande massa de ar quente e seco segue atuando sobre o Sudeste do Brasil e impedindo a formação de nuvens carregadas. O fim de semana vai ser marcado por sol, calor, tempo firme e seco no estado de São Paulo.

De acordo com o Climatempo, uma grande massa de ar quente e seco pode predominar sobre o país ao longo da esta semana. Os efeitos dessa condição climática tendem a ser mais evidentes na Região Centro-Oeste, no Sul da Amazônia, no interior nordestino, em Minas Gerais e no interior do Paraná.

A previsão indica que as temperaturas mais altas, próximas dos 40°C, devem ser registradas no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas.

No interior do Paraná, em São Paulo e em Minas Gerais os termômetros tendem a chegar à casa dos 35°C.

Entre as capitais, as temperaturas mais altas, próximas dos 33ºC, devem ser registradas em Porto Alegre e no Rio de Janeiro. Na capital paulista, que chegou a registrar recordes de frio nas últimas semanas, a temperatura deve chegar aos 30°C – desde março os termômetros não chegam a essa marca por lá.

 

Umidade relativa do ar em nível crítico

O Climatempo destacou que a umidade relativa do ar vai atingir índices críticos, abaixo de 20%, no interior paulista, entre o noroeste de Minas e o Triângulo Mineiro, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, oeste da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão e Tocantins.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal para saúde é entre 50% e 80%.

“Com a falta de chuva por vários dias, os problemas de saúde, em muitos casos, devem ser agravados neste período seco. Sem chuva e sem vento significativo, a poluição também tende a ficar bastante concentrada na atmosfera, piorando a qualidade do ar em muitas regiões”, destacou o Climatempo.

A umidade também tende a ser muito baixa, na faixa dos 30% na capital paulista, em Belo Horizonte, no sertão nordestino, em Rondônia e no Sul do Pará.

O ar tão seco pode desencadear diversos problemas de saúde, como complicações alérgicas e respiratórias, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos, entre outros. Diante disso, com a umidade relativa do ar em níveis tão baixos, os especialistas recomendam:

  • Beber bastante água;
  • Usar soro fisiológico para umidificar olhos e narinas;
  • Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h;
  • Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, etc;
  • Permenecer em locais protegidos do sol, sempre que possível;

O Climatempo alertou, ainda, que com a umidade relativa do ar tão baixa e a estiagem prolongada, há risco de incêndios florestais em diversas regiões.

 

(Fonte G1)