Anúncio

Boa parte da população está insatisfeita com os rumos do Legislativo atual, principalmente depois de atos considerados autoritários por parte da mesa diretora e especialmente do presidente Flávio Zandoná (Cidadania), que alterou o regimento interno, sem consulta popular, reduzindo a participação de munícipes nas sessões ou dificultando o acesso. Esse, contudo, é  apenas  um dos exemplos de atitudes que tem desagrado parte da população.

Outro episódio também polêmico, é a viagem da vereadora Carla Flores (MDB) à Rússia cuja chegada foi aguardada para a sessão de amanhã. Muitos tem criticado a postura “servil” do Legislativo e protestos já foram registrados recentemente, pedindo #forazandona,  mesmo com a suspensão das  sessões para o público.

Nos protestos, a maioria deixa clara a indignação tanto com a postura dos agentes públicos, quanto em relação ao custo da máquina pública. Mas afinal, quanto custa o poder Legislativo ao contribuinte avareense? Atualmente, mais de meio milhão de reais por mês.

Uma pesquisa feita pelo in Foco no Portal da Transparência da Câmara mostra que desde  janeiro deste ano, o Legislativo recebe 563 mil reais para pagar as despesas, ou seja, mais de 3 milhões só num semestre. Boa parte desse valor é usado no pagamento de salários – algo em torno de 250 a 290 mil reais por mês. Cerca de 86 mil referem-se ao pagamento dos subsídios dos vereadores e o restante, ao pagamento de salários de servidores

É gritante a diferença salarial entre os servidores do Legislativo e do Executivo. Enquanto um assessor, por exemplo, ganha na prefeitura cerca de 2 mil reais, no Legislativo um assessor ganha quase 4 mil. Cargos de chefia que no Executivo variam de 1,7 a 3 mil reais – no Legislativo os chefes de departamento ganham 7,6 mil reais.

Entretanto, sem dúvida alguma o maior salário é da diretora da Câmara , Adria de Paula, que passa de 11 mil reais (valor bruto) – o dobro de um diretor de unidade escolar. Um enfermeiro, por exemplo, da rede municipal  ganha pouco mais de 3  mil reais para se ter uma ideia. Até mesmo vereadores e procurador ganham menos que a diretora.

No entanto, o site atualmente não mostra o número real de servidores, nem relação de nomes, cargos e salários, como ocorria anteriormente.  Por isso, o in Foco irá solicitar formalmente ao Legislativo todos estes dados – o que já é um absurdo, tendo em vista que estas informações são de conhecimento público, como inclusive é da prefeitura.

As vantagens de ser do Legislativo vão além do salário,  contudo. Os funcionários tem  plano odontológico e de saúde . O contrato firmado com a Unimed é de 150 mil reais por um ano. Mensalmente só em planos de saúde são quase 10 mil reais bancados com dinheiro público – mesmo quando nem médico havia no PS.

De INSS o  contribuinte paga cerca de 18 mil reais, além de  mais de 33 mil ao sistema de previdência municipal (Avareprev).

Mas se o contribuinte precisar utilizar os serviços tem que se adequar ao  regimento interno e horário da Câmara (das 8 as 16hs). E enquanto a população sofre com os efeitos da pandemia, a Câmara está fazendo pregão para comprar smartphones, notebooks, entre outras coisas (pregão em andamento).

Até mesmo pins como brasão da cidade o contribuinte teve que pagar (1.400 por mil unidades). É por isso que uma viagem à Rússia não foi problema para os cofres do legislativo (não há prestação de contas ainda) – bancados pelo contribuinte, claro.

Veja nos links abaixo, a consulta aos servidores do Legislativo e do Executivo e comprove a diferença e a facilidade de acesso.

http://fiorilli.camaraavare.sp.gov.br:8079/Transparencia/

https://avare-sp.portaltp.com.br/consultas/pessoal/planocarreiras.aspx