Anúncio

A regional da API (Associação Paulista de Imprensa) em Avaré foi questionada pelo presidente da Câmara Municipal, Flávio Zandoná (Cidadania) através de requerimento, sobre sua sede, seu endereço, seus membros e até mesmo quem responde por ela. Essa foi a resposta ao ofício protocolado dia 27 de julho no Legislativo, no qual a regional da API criticava o cerceamento ao trabalho de profissionais da imprensa – inclusive da atual diretora, a jornalista Cida Koch (in Foco).

Além da indignação com o ato ditatorial, no ofício da direção da entidade pede ao presidente da Câmara que tome medidas no sentido de não haver nenhum tipo de impedimento a liberdade de trabalho dos profissionais da imprensa.

Em sua palavra livre na sessão do Legislativo (que retornou do recesso nesta segunda), Zandoná se defendeu e desmentiu a informação. Disse simplesmente que tudo isso é uma inverdade e que não cerceou o trabalho de ninguém – apesar do fato ter sido filmado em live e testemunhado por protestantes que estavam no local (além da própria PM que fazia a segurança externa na data da sessão).

O vereador Hidalgo de Freitas, que também assina o requerimento de informações à API regional, afirmou em sua palavra livre que a API regional existe, já que ele inclusive participou de reunião recente da associação para a formação do projeto Força Tarefa (combate às aglomerações) – reunião inclusive que todos os edis foram convidados.

Veja abaixo, o ofício da API

 

Exmo. Sr. Presidente da Câmara dos Vereadores da Estância Turística de Avaré–SP

Dr. Flávio Eduardo Zandoná

 

Em nome de nossos associados e da imprensa em geral, vimos através desta manifestar nosso descontentamento com os recentes acontecimentos e posturas deste Legislativo com representantes de nossa categoria, cerceando e impedindo o trabalho e o acesso à informações, como ocorreu dia 16 de julho, por determinação da diretoria desta Casa e de sua presidência – segundo relatos da segurança.

Atitudes autoritárias que cerceiam o trabalho da imprensa – porta-voz da população – são vistas com repúdio por todos profissionais. Tal proibição além de violar as prerrogativas profissionais também viola frontalmente a liberdade de imprensa e o próprio acesso à informação, essenciais e caros no Estado Democrático de Direito que vige no Brasil.

O objetivo sempre será garantir que os cidadãos de Avaré tenham acesso à informação pública, bem como acompanhem com lisura e transparência todos os procedimentos que ocorrem na esfera pública.

Portanto, vemos com extrema indignação estas atitudes que simbolizam uma ameaça a absoluta liberdade dos profissionais, e o acesso livre a casa do povo, violando diretamente o Estado Democrático de Direito.

Assim, para garantia da absoluta liberdade de imprensa, liberdade de expressão, lisura e transparência, acesso aos dados públicos, e em observância estrita ao Estado Democrático de Direito, requeremos que sejam adotadas por V.Exa. todas as providências cabíveis com relação ao exposto para que tal censura não ocorra novamente, garantindo-se o livre acesso aos profissionais da imprensa.

Por fim, solicitamos que este ofício seja lido em plenário na próxima sessão camerária para que se dê ciência a todos os vereadores desta renomada Casa de Leis.

 

 

Avaré, 27 de julho de 2021

 

 

Aparecida Alves Koch

Diretora Regional

MTB 44037