Todos os anos nessa época do ano, dezenas de pessoas fazem o Caminho da Fé, uma trilha de peregrinação com aproximadamente 400 km de extensão, inaugurada 2003, que vai de Tambaú, no interior de São Paulo, até Aparecida do Norte, no Vale do Paraíba, atravessando a Serra da Mantiqueira, pelo sul de Minas Gerais.
Inspirado no famoso Caminho de Santiago de Compostela, da Espanha, narrado pelo escritor Paulo Coelho em “O Diário de um Mago”, o caminho brasileiro foi idealizado por um grupo de Águas da Prata, liderado pelo presidente da Associação Comercial da cidade, Almiro José Grings, que percorreu a trilha européia por duas vezes.
Muitos avareenses fazem o caminho todos os anos – entre eles, o casal Rodrigo e Lucélia Javaro, que fazem parte de um grupo de bike. “Já é a minha 3° vez que eu faço e é o 2° caminho da Lucélia”, conta Rodrigo.
O casal compartilhou alguns registros do caminho; na chegada, é emocionante ver todos agradecendo. Para o casal, o trecho entre Paraisópolis até Campos do Jordão é o dia mais difícil de todos. “Mas com fé em Deus e em Nossa Senhora vamos conseguir”, reforça o ciclista.
O Caminho passa por 19 municípios e 4 distritos, através de estradas vicinais de terra, trilhas, bosques, pastagens e asfalto, e foi criado para dar estrutura e suporte às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes os imprescindíveis pontos de apoio. São necessários aproximadamente 16 dias, fazendo uma média de 25 quilômetros por dia, para percorrer todo o Caminho.
(fotos Arquivo Pessoal e Video Pulini Cycles Viagens de Bike)