Anúncio

Por 6 votos contra 3, o vereador Célio de Barros, o Celião (PSDB), foi cassado agora a pouco pela Câmara Municipal de Pardinho por quebra de decoro, após assédio moral contra a jornalista a Elaine Abramides. A sessão que teve início as 20hs durou quase 4 horas.

Vale lembrar que a sessão tinha sido adiada por conta de mandato impetrado pelo vereador Diego Gimena Redua Ribeiro, membro da CPI e que havia votado contra o afastamento de Celião, em abril quando foi instaurada a investigação. No pedido, ele alegou que não foi “devidamente convocado para a votação do relatório e tampouco foi dado acesso aos autos para o parecer final”.

Contudo, depois em nova sentença, o juiz Fábio Fernandes Lima de Botucatu não só revogou a liminar como alertou para o fato de o impetrante estar negando-se a ser intimado à CPI.

Os únicos votos contrários à cassação de Celião, foram os vereadores Renan Pereira Ebúrneo (PTB) , Diego Ribeiro e Marcelo Camargo – que também votaram contra o afastamento de Celião na instauração da CPI. Renan inclusive está sendo investigado por suposto desvio de verba para pagamento de equipamento de som em festa particular, segundo denúncia veiculada pelo G1.

Incoerentes, eles votaram confirmando que a atitude de Celião tinha sido quebra de decoro (que foi unânime) e depois foram contra a cassação.

Seguindo o regimento interno do Legislativo, o presidente Aires Nelson Merlin, requereu que o investigado falasse em sua defesa ou seu advogado, antes da votação, porém, ambos não estavam mais em plenário. O decreto da cassação deverá ser publicado essa semana.

Emocionada, a jornalista só agradeceu a todas as mulheres pelo apoio que recebeu durante todos estes meses, após o assédio moral do vereador.

 

Saiba mais

Em abril, foi instaurada uma CPI (Comissão Processante de Investigação) que afastou Celião para analisar a denúncia feita pela jornalista Elaine Abramides à Câmara de Vereadores de Pardinho contra o vereador Celião (PSDB) por assédio moral.

O vereador acabou voltando ao cargo através de liminar provisória, após duas tentativas de retomar a cadeira.  Celião disse em uma reunião que “”quando eu estava de prefeito, ela [jornalista] só faltava dar pra mim” – um comentário machista e ofensivo – o que pode ser comprovado por áudios já publicados (inclusive pelo in Foco).

Quatro parlamentares votaram a favor do afastamento do vereador e quatro votaram contra: Renan Pereira Eburneo, Diego Ribeiro, Marcelo Camargo e o denunciado , Celio de Barros. O presidente da Câmara, Aires Nelson Merlin, deu o voto de desempate e aprovou o pedido. Um dos que votou contra o afastamento de Celião, é o vereador Renan Eburneo, investigado em denúncia por desvio de verba pública.