Anúncio

Após dois anos de pandemia, o Carnaval 2023 levou milhares de pessoas rumo às praias e outras cidades. Nas rodovias da capital e Grande São Paulo, segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) cerca de 5,4 milhões de veículos foram para o litoral e o interior.

Entretanto, com a continuidade das chuvas, é preciso redobrar os cuidados na volta para casa. Fique atento(a)

Visibilidade

Tenha certeza de que todos os itens que vão garantir uma boa visibilidade estejam em boas condições.

Os limpadores de para-brisa são essenciais para que o motorista tenha boa visão e devem estar em perfeito funcionamento, garantindo que a água da chuva não se acumule no vidro e não gere distorções de imagem. Além disso, é importante prestar atenção na solução colocada no reservatório dos limpadores: a mistura deve ser especial para essa finalidade, pois caso seja mal formulada, pode dificultar ainda mais a visão do trânsito.

As lanternas também são imprescindíveis . O cuidado com esses itens é necessário para garantir uma boa visualização das vias e do ambiente, visto que os dias chuvosos costumam ser mais escuros que os dias ensolarados. Luzes de sinalização também devem estar bem reguladas. Em casos de neblina, não utilize farol alto, já que ele pode ofuscar a visão de outros motoristas devido à refração da luz. Nesses casos, utilize apenas farol baixo e, se o carro tiver esse dispositivo, o farol de neblina.

 

Pneus

A água reduz o atrito entre o solo e os pneus do carro, ocasionando  a aquaplanagem, que pode gerar acidentes devido à perda de controle do veículo. Por esse motivo, verifique sempre os sulcos dos pneus (as ranhuras na borracha), pois elas sinalizam o status da borracha. Se o sulco estiver no limite ou abaixo do normal, realize a troca dos pneus.

Em caso de aquaplanagem, o desespero não pode tomar conta. Apenas pare de acelerar, mantenha a direção reta e nunca pise no freio.

 

Freios

É importante conhecer o veículo e seu sistema de frenagem, pois há um tempo de parada diferente de acordo com cada sistema de freio empregado, e esse tempo pode ser ainda maior por conta da via molhada. Além disso, verifique frequentemente os discos, cilindros e a troca de fluído de freio.

 

Atenção redobrada

Com o aumento das chuvas e a incidência de raios, podem ocorrer quedas de árvores, granizo e outros fatores que podem dificultar o trânsito. Por esse motivo, é sempre bom estar atento às condições das vias de seu trajeto e os lugares onde você vai estacionar.

Sem bebida e celular

É o óbvio, mas se beber não dirija e na estrada, não use o celular!