Anúncio

Depois de Bauru, Botucatu e Marília, outras duas cidades da região – Itaporanga e Taquarituba – registraram casos da variante delta do coronavírus entre os moradores. São dois casos em Itaporanga e um em Taquarituba. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (9) pela prefeitura de Taquarituba.

De acordo com a administração municipal, as informações sobre a variante foram repassadas pela DRS-VI, de Bauru, relacionadas a amostras de RT-PCR enviadas ao laboratório de análises do Hospital das Clínicas de Botucatu.

Conforme o documento, Itaporanga registrou dois casos da variante delta e Taquarituba, um caso. Eles foram identificados a partir da análise de amostras de 12 pacientes de Itaporanga e 17 de Taquarituba, genotipadas entre 2 de abril e 27 de agosto.

Outras cidades da região, como Águas de Santa Bárbara, Cerqueira César, Conchas, Coronel Macedo Fartura, Iaras, Itaí, Manduri, Porangaba, Taguaí e Tejupá, também fazem parte da DRS VI e aparecem no ofício enviado pela prefeitura.

Apesar disso, essas cidades não registraram casos da variante delta, apenas da variante P1, que foi identificada na maioria das amostras dessas cidades analisadas pelo HC.

Diante dos novos registros, a Vigilância Epidemiológica de Taquarituba, assim como a Secretaria Municipal de Saúde e a prefeitura, fez um alerta para que os moradores mantenham as medidas sanitárias para evitar a disseminação da Covid-19.

Já a prefeitura de Itaporanga confirmou que recebeu a notificação de dois casos da variante delta nesta quinta-feira (9) e que está em contato com o laboratório em Botucatu e com o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) para tentar localizar esses pacientes.

 

Delta na região

Antes de Taquarituba e Itaporanga, a prefeitura de Itapetininga havia confirmado um caso da variante delta na cidade, no último dia 30. Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica, a paciente é uma mulher de 32 anos que não tinha tomado nenhuma dose da vacina contra a doença.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, Itapetininga já registrou dois casos da variante delta e Guareí, também na região, identificou mais um caso.

Em Itapetininga, a prefeitura disse que o segundo caso da variante foi notificado no último dia 2, em uma idosa de 92 anos que coletou amostras na Policlínica no dia 18 de agosto, com sintomas leves da doença.

O município também informou que está coletando informações sobre a paciente para levantamento epidemiológico e investigação sobre a procedência do caso e eventuais comunicantes. Disse ainda que a moradora tomou as duas doses da vacina e já está curada.

Já a prefeitura de Guareí disse que não foi notificada oficialmente sobre o caso da variante delta confirmado na cidade e que vai verificar junto ao estado essa situação.

O relatório do HC de Botucatu sobre as variantes encontradas em Taquarituba e Itaporanga ainda será encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz e ao governo do estado.

Em nota, a SES informou que a variante delta é classificada como “variante de atenção” pelas autoridades sanitárias devido à possibilidade de aumento de transmissibilidade ou gravidade da infecção, por exemplo.

Disse ainda que o balanço do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) identificou, até 8 de setembro, três casos autóctones de beta, 36 de alpha, 1.409 de delta e 2.050 de gamma em todo o estado.

Segundo a SES, “as medidas já conhecidas pela população seguem cruciais para combater a pandemia do coronavírus: uso de máscara, que é obrigatório em SP; higienização das mãos (com água e sabão ou álcool em gel); distanciamento social; e a vacinação contra a Covid-19.”

 

(Fonte G1)