Anúncio

Série bombástica do @globoplay expõe o lado selvagem do ser humano

Na peça “Entre Quatro Paredes” do filósofo existencialista e escritor francês Jean Paul Sartre existe uma frase muito pontual que ficou célebre: “O inferno são os outros”. Expressão essa que todo mundo comprova diariamente ser verdadeira.

Na série “Os Outros” ela é o fio condutor da trama e cabe como uma luva no inferno que a vida de alguns moradores de um condomínio se transforma com as atitudes intempestivas dos protagonistas.

Estamos num condomínio de classe média no RJ, onde os adolescentes passam as tardes e noites se divertindo na piscina e jogando na quadra de futebol. Tudo parece calmo, mas só parece, pois esse lugar é uma bomba prestes a explodir, quando um caso de bullying entre dois adolescentes, Rogério e Marcinho, que vira uma briga bem violenta e acaba com um braço quebrado do Marcinho.

As famílias deles não chegam a um acordo, pois todo mundo quer ser dono da razão, e hostilidade começa a surgir de formas inimagináveis. As fragilidades e falhas de caráter de todos são expostas à medida que a briga vai se estendendo numa escalada de violência assustadora que torna a série um terror.

Não existe mais diálogo e a intolerância dá o tom de toda a narrativa, espelhando a sociedade enlouquecida que estamos vivendo, essa história é o retrato explosivo do Brasil. Todo mundo endoidece, ou será que já eram doidos antes?

Aqui o inferno está dentro do inferno, de ser da classe média que se equilibra pra manter um bom nível de vida, o inferno da corrupção, o inferno das milícias, o inferno de ser um adolescente e o inferno de um casamento em crise.

“Os Outros” tem um roteiro magnífico e preciso ao retratar o ciclo de violência infinita entre os personagens, todos eles muito complexos, suas personalidades vão sendo devagar mostradas conforme as insanidades acontecem, escancarando suas feridas e deixando claro que algo vai muito mal com cada um deles.

O elenco impecável traz ainda mais brilho pra essa história que nos prende a cada minuto.  Adriana Esteves, depois da tresloucada Carminha, volta gloriosa com outra personagem raivosa, a Cibele, uma mãe que vive à beira de um ataque de nervos e não tem escrúpulos pra proteger seu filho.  Elenco estrelado que ainda traz Thomaz de Aquino, Milhem Cortaz, Maeve Jinkings, Drica Moraes, Guilherme Fontes e Eduardo Sterblitch.

No final  voltamos àquela frase de Sartre: “O inferno são os outros”. O outro é fundamental pro conhecimento de si mesmo, a gente precisa se relacionar com os outros pra construir uma identidade, um processo nem sempre tranquilo, como bem retratado nessa série impactante.

“Os Outros” tem 12 episódios e já teve sua segunda temporada confirmada pelo Globoplay, com o retorno de alguns personagens e outra trama, mas com certeza com o mesmo inferno, causado pelos outros, claro.