Anúncio

Isabel Cardoso não participou do conselho representando a ACIA por 2 anos

 

Ontem a Do Vale TV veiculou uma reportagem especial sobre a polêmica envolvendo o projeto de lei 154 que alterou as funções do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) e reduziu a participação popular, eliminando cadeiras de entidades representativas como associações e imprensa.

Na matéria, a presidente do CMPC Poliana Gomez Brasil falou da surpresa e da repercussão que o projeto causou entre os artistas, que sequer foram ouvidos antes da aprovação pelo Legislativo.

Na mesma reportagem a secretária de Cultura Isabel Cardoso, que até o ano passado era contra o atual governo e “lutava” contra o aparelhamento dos conselhos, tentou justificar as mudanças alegando que estão seguindo a Lei Orgânica.

Ela citou o nome da jornalista Cida Koch (in Foco) como “exemplo” de exclusão das cadeiras, dando a entender que ela não teria participado nos últimos 3 anos, já que ela representava a imprensa. De fato, a jornalista era suplente do radialista Clóvis Guerra, que lamentavelmente faleceu.

Contudo, a fala da secretária trouxe muitas inverdades e diante disso, o CMPC elaborou um vídeo rebatendo todas as inverdades.  Importante ressaltar que o artigo citado pela secretária sequer tem parágrafo, ela mudou a competência do conselho que não poderá mais fiscalizar e deliberar e ocultou um fato importante: ela mesma faltou por 2 anos no conselho como representante da ACIA, ao contrário de outros segmentos.

O movimento dos artistas criou um perfil no Instagram @o.artista.tem.voz que será usado para difundir a cultura e tudo que envolve a arte em Avaré, inclusive combatendo fakes.

Art. 180. O Município organizará seu sistema municipal de Cultura e Turismo e de Esportes e Lazer, abrangendo todos os níveis em que atuar, dirigido por Secretarias próprias e tendo como órgãos consultivos as Comissões Municipais afetas, cujas composições e atribuições serão definidas em Lei. (redação dada pela Emenda à Lei Orgânica nº 44/2002)

Veja abaixo o vídeo na integra com todas as verdades que a secretária não disse.