Anúncio

O governador João Doria (PSDB) decidiu suspender a flexibilização maior das medidas restritivas em vigor no estado, que estava programada para ter início no mês de junho, a partir da próxima terça-feira (1º). O motivo foi o aumento de casos de covid-19 registrado nas últimas semanas. Até o dia 8 de maio, o número vinha em queda. Desde então, vem aumentando progressivamente. Até a última segunda-feira (24), São Paulo registrou média de casos de 13.697.

O novo avanço da pandemia deixou em alerta o Centro de Contingência do Coronavírus, que aconselhou o governador a recuar do anúncio feito na semana passada.

Agora, o estado permanecerá na fase de transição do Plano São Paulo por pelo menos mais 14 dias a partir de 1º de junho. Ou seja, uma nova flexibilização só deve ser considerada a partir do dia 15 do mês que vem.

Por outro lado, a vacinação contra a covid-19 tem desacelerado no país em meio ao atraso no envio de insumos da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan, e da Astrazeneca, produzida pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Em Avaré, não houve nenhum novo decreto; o governo municipal tem se limitado a seguir os decretos do Estado, embora o indice de ocupação na UTI seja maior.

(Fonte G1 e UOL)