Bomba de combustivel em posto da Petrobras - frentista - alcool - gasolina
Anúncio

O Ministério da Fazenda confirmou a volta dos impostos sobre os combustíveis nesta segunda-feira (27), e informou que vai onerar mais os combustíveis fósseis na comparação com os renováveis.

Os percentuais dos impostos ainda estão sendo discutidos, mas, em razão da medida, a gasolina será mais tributada que o etanol a partir da volta da oneração.

A oneração será maior para a gasolina, pois se trata de um combustível que polui mais que o etanol, considerado um combustível mais limpo, com menos impacto ao ambiente do que seu par. Já no caso do diesel, a desoneração dos tributos foi mantida até dezembro de 2023 pela MP editada pelo governo em janeiro.

O ministério destacou que, ainda que a oneração seja feita de forma diferente sobre os combustíveis, serão mantidos os R$ 28 bilhões de arrecadação com esses impostos em 2023.

Atualmente a gasolina comercializada no Brasil está em média 8% mais cara que no exterior, de acordo com a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom).

Com a volta dos impostos, a gasolina deve ficar cerca de 70 centavos mais cara nas bombas.