Anúncio

Pela primeira vez, o prefeito Jô Silvestre (PSDB) tirou creches do ponto facultativo do dia 9, decretado após o feriado de amanhã (8).  A intenção pode ser uma tentativa de enfraquecer o movimento grevista das ADI (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil) que dia 12, próxima segunda-feira, começará a paralisação em protesto a falta de diálogo por parte do governo que não quer fazer o devido enquadramento da categoria.

Essa é a primeira vez que creches são tiradas de pontos facultativos; alguns dos mais recentes não incluíram estas unidades de ensino – o que pode ser entendido como retaliação e perseguição.

O presidente do sindicato da categoria Leonardo do Espírito Santo já protocolou o comunicado da greve que deve atingir cerca de 70% das profissionais; importante lembrar que o movimento manterá 30% de todas as unidades dos Centro de Educação Infantil e não 30% de cada unidade.

Nesta primeira paralização ficarão com as portas abertas em respeito aos 30%, CEI Carolina Puzziello, Camila Negrão da Cunha Ribeiro, São Benedito, Barra Grande e José Maria Porto, caso não se tenha uma criação de uma comissão e negociação sustentável, será realizado nova assembleia para a permanência ou o retorno aos trabalhos e será feito rodízio das creches abertas e fechadas, sempre respeitando os 30%, até a definição por meios administrativos ou Judiciais”, diz o documento protocolado pelo sindicato.

Veja abaixo alguns dos decretos de pontos facultativos que não incluíram creches.

Fevereiro/2023

Dezembro de 2022 e janeiro de 2023