Anúncio

Amanhã, 28, a ACIA (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária ) de Avaré comemora 90 anos, uma data repleta de simbolismo para a instituição que representa  a  classe que sustenta a economia do município e o consolida como referência em toda a região.  A ACIA avareense é modelo de gestão para outras associações que se espelham numa administração marcada por inovações, modernidade, competência e austeridade.

Essa gestão tem nome: Cassio Jamil Ferreira, presidente que assumiu seu oitavo mandato à frente da entidade e foi tema da coluna Personalidade da edição recente do in Foco. Na verdade, oitavo consecutivo, como ele mesmo corrige.  “Eu já tinha presidido a ACIA também na Gestão 1997/1999, então no total são nove vezes. Foram anos de muito trabalho e realizações que fizeram a entidade crescer muito, tornando se destaque no interior do Estado de São Paulo”, diz.

Embora ele divida os louros com toda diretoria e conselheiros, foi sob sua liderança que a ACIA conquistou uma posição de destaque em todo o interior paulista e como ele afirma, foram anos de trabalho e dedicação para isso. Pode-se dizer com absoluta certeza, de que a história da associação ‘noventária’ se divide em ‘antes’ e ‘depois de Cassio.

“As maiores dificuldades foram no início desse período de oito gestões quando tivemos que fazer um trabalho de recuperação e reconstrução porque estava em situação muito difícil”, relata. Porém, para o empresário um dos momentos mais difíceis de sua gestão foi num passado recente. “A grande dificuldade foi durante a Pandemia, quando autoridades de forma irresponsável vieram com o “FIQUE EM CASA QUE A ECONOMIA A GENTE VÊ DEPOIS” . Os empresários não aceitavam serem proibidos de trabalhar e a ACIA brigou muito, inclusive com liminares e ouras atitudes em defesa do comércio”.

O gestor também aponta quais são os diferenciais e princípios que norteiam seu modelo de gestão. “Austeridade, criatividade, trabalho em equipe com uma diretoria coesa e dedicada sempre buscando alternativas de novos serviços e receitas para poder investir cada vez mais nos serviços prestados aos associados”.

Ele também aponta quais são suas maiores conquistas como presidente da entidade. “Em primeiro lugar foi o saneamento das contas através da conquista de receitas alternativas que pudessem proporcionar projetos que dependiam de recursos extras,  que só com a arrecadação de mensalidades não seria possível e que fez com que passasse a funcionar como uma verdadeira empresa privada”, relembra.

Desde que assumiu o cargo, Cassio implementou campanhas inesquecíveis que projetaram Avaré no cenário regional e esta é uma de suas marcas administrativas.  “A partir do saneamento das contas, foram muitas realizações como grandes campanhas promocionais sem custo para os associados, restauração da sede antiga mantendo  as características originais, porém com modernização total das instalações e também demolição do imóvel anexo, com a construção de um novo prédio com auditório, no piso superior, com acessibilidade, inclusive elevador e equipamentos de última geração para realização de cursos e palestras além de outros eventos que a capacidade de lotação permita. Também aumentamos significativamente os serviços e benefícios aos associados como planos de saúde, odontológico e vários convênios com vantagens aos associados”, resume ele sobre sua trajetória de sucessos frente à ACIA.

Todas estas conquistas colocam a associação de classe num patamar único hoje e difícil de ser alcançado graças a determinação do empresário que começou vendendo roupas na loja da mãe. Filho do casal Jamil Ferreira e Clarice Leal Ferreira (ambos falecidos), Cassio tem um irmão – Marcelo Leal Macacari  – que também é empresário.

Formado em Administração, Cassio logo abriu sua primeira empresa e atualmente é sócio proprietário da Projet Imóveis e da Avapar Participações Ltda. Casado com Angela Maria de Oliveira Arruda Ferreira , tem dois filhos: Jamil Ferreira Netto,  empresário e Catarina Arruda Ferreira , engenheira de produção.

Aos associados, ele deixa, além do legado, um recado: “Que cada vez mais entendam que só a união faz a força, e quanto mais representativa for nossa Associação, mais força teremos para defender os interesses de todos os empresários  quer do comércio, da indústria e da agropecuária,  proporcionando melhores condições de progresso de todos”.

Cassio não apenas entra para a história da ACIA e da cidade, como faz parte dela e a escreve com sucesso.

Jogo Rápido 

Um sonho realizado – Ser pai e ter uma família unida com uma esposa parceira, uma excelente mãe e filhos bem sucedidos na vida pessoal e profissional.

Um sonho a realizar – Ser avô com netos tão bons  e bem sucedidos quanto meus filhos

Uma cidade – Avaré

Um país – Brasil

Um lugar – Meu lar

Uma crença – Deus

Uma esperança – Ver um Brasil com bons governantes diferentemente do que ocorre hoje.

Uma ideologia – Direita

Uma qualidade – Fé em Deus

Um defeito – Perfeccionista em excesso

Um esporte –  Futebol

Um time – Santos Futebol Clube

Um animal – Cachorro

Um hábito ou mania- Uma vida social intensa

O que te faz sorrir – Coisas simples do dia a dia que mereçam um sorriso.

O que te entristece – As injustiças que estamos vivenciando neste país hoje.

Uma inspiração – Viver em sociedade

O que mais admira – Sinceridade

O que mais detesta – A hipocrisia de nossas autoridades e da grande mídia deste país que mente descaradamente ao povo brasileiro.

Um dia inesquecível – Nascimento dos meus filhos

Um livro – Memórias Póstumas de Brás Cubas

Um autor  – Machado de Assis

Uma música –  Amigo é pra essas coisas

Um filme – O Poderoso Chefão (1972)

Um artista – Chico Anísio

Uma cor – Branca

Uma lembrança – Ter presidido o Centro Avareense ter sido o primeiro a ser reeleito no clube

Um amor – Minha família

Sua missão – Trabalhar em prol do crescimento de nossa cidade

Seu propósito – Viver com qualidade de vida

Brasil – Um país que poderia ser uma das maiores potências do planeta

Brasileiro – Um povo sofrido e enganado.

Avaré – A melhor cidade pra se viver

Uma frase que o define – Viva hoje como se hoje fosse o último dia de sua vida, o ontem não volta mais e o amanhã você não sabe se vai ter.

Vida- Um presente de Deus

Cassio por Cassio – Um cara simples e tão tímido que às vezes parece arrogância, mas não é, é timidez mesmo.