Anúncio

Ele é multitalentoso, mas em tudo que faz – do roteiro ao cenário, das composições à performance –  o cantor Algarth é um fenômeno da música que carrega como marca a versatilidade e a habilidade de encantar com suas canções. Essa é a certeza que se tem quando se ouve ‘Bésame’, single lançado recentemente e que é uma gostosa combinação de elementos do Trap Latino, R&B e Pop Alternativos, numa moderna fusão de estilos à altura de grandes hits. O clipe que apresenta ‘Bésame’ é uma narrativa romântica criada numa superprodução. O single marca mais um capítulo na carreira deste artista que tem se destacado por sua abordagem inovadora e pelo apoio à classe artística local.

Algarth (nome artístico de Matheus Carvalho) completou 28 anos em julho, mas brinda a todos com seu talento plural desde os 5 anos quando cantava e dançava Michael Jackson para todos que paravam para admirar o menino prodígio. Filho da terceira geração de uma família de músicos e artistas, Algarth sempre foi influenciado pelo meio artístico através da música, dança e teatro.

Tendo Michael Jackson e Sade como primeira influência musical e artística fora da família, alimentou seus sonhos artísticos através de artistas como Nicki Minaj, Beyoncé, Rihanna, Maluma, Madonna entre outros. Em fevereiro de 2018 ingressou oficialmente na carreira musical postando alguns covers no YouTube.  Ao escrever suas primeiras músicas teve grande influência dos idiomas inglês e espanhol. “Seu objetivo no mundo artístico é fazer a diferença através de sua música como uma forma de entretenimento saudável, encorajadora, livre de preconceitos e divertida”, diz a assessoria do artista.

O cantor pop, rapper e compositor, nasceu em São Paulo, mas mora em Avaré desde 2010 e não esquece a cidade que o acolheu.  ‘Bésame’ por exemplo, foi gravado em parte no Espaço Cultural Esther Pires Novaes, em Avaré, com apoio cultural da secretaria de Cultura.  “Ao escolher esse local para a gravação, Algarth reafirma seu compromisso em valorizar e promover espaços culturais da cidade em suas produções”, diz sua assessoria.

A produção do single foi realizada no Studio Flame Records, sob a criação de RIQ, que trouxe sua expertise e criatividade para o projeto. O videoclipe contou com a participação de talentosos profissionais e artistas locais como Vinne Negrão, make-up artist que já realizou trabalhos para diversas personalidades e produções, como Netflix, SBT, Record, Winderson Nunes, Clara Castanho, Gustavo Mioto, entre outros. Vinne foi tema de matéria no in Foco também por sua premiação no curta-metragem Sayonara – dirigido por Chris Tex – no 54º Festival de Cinema Brasileiro em Brasília. Além disso, o videoclipe do single contou com a participação especial da modelo internacional Bruna Ribeiro, avareense que já fez inúmeros trabalhos no Brasil, Europa e Dubai, agregando um toque de sofisticação e talento ao projeto.

“Além disso, Algarth estabeleceu colaborações valiosas com empresas e profissionais locais, como Exemplo Mídia, Du Javaro Produções, Estação das Artes, 4 Estações, entre outros, fortalecendo a união da comunidade artística e evidenciando a importância da parceria na promoção da cultura local”, frisa a assessoria do artista.

O lançamento do single foi realizado dia 26 de maio e segue duas etapas: inicialmente, nas principais plataformas de streaming, como Spotify, Apple Music, Deezer, entre outras, permitindo que os fãs de Algarth desfrutem da música em qualquer lugar e a qualquer momento.  Depois, no YouTube com a apresentação do clipe, concebido como um curta-metragem apresentando uma história envolvente centrada em um agente secreto e seu envolvimento com uma agente dupla. O enredo misterioso cativou o público incorporando uma dimensão visual impactante à experiência musical de ‘Bésame’.

Com o lançamento, Algarth continua a surpreender e encantar o público com sua música autêntica e envolvente. E frise-se: tudo de forma independente.

Com uma carreira marcada pela pluralidade e versatilidade artística, ele compõe, interpreta e produz suas próprias músicas em três idiomas. Além disso, é responsável pela supervisão da produção musical e audiovisual de suas obras, englobando desde a criação de roteiros, coreografias e figurinos até a direção e edição dos clipes, bem como o planejamento e execução de estratégias de marketing e divulgação.

Ao longo do tempo, ele tem conquistado seu espaço no cenário artístico com lançamentos autorais que demonstram sua originalidade e talento.

“Sei que ainda vamos viver e aprender muita coisa, mas uma coisa é certa, seremos inspiração e conquistaremos o mundo!”, escreveu recentemente em suas redes sociais. Na verdade, ele já é inspiração!

 

Linha do tempo

Confira os principais lançamentos e eventos que marcam a trajetória artística de Algarth.

 

Lançamentos autorais

  • Julho de 2019: 1º lançamento oficial autoral – “Summer Season”
  • Outubro de 2019: Lyric Vídeo de “Grateful”
  • Janeiro de 2020: “Talento” – uma alusão à diversidade de talentos, independente de raça, credo, gênero ou status social
  • Maio de 2020: EP “Cybernetic” – um projeto produzido completamente em home office, com quatro faixas que simulam uma viagem espacial em um universo onde a proteção humana reside na atitude de permanecer em casa, ressaltando a importância de manter-se seguro, proativo e conectado ao mundo através da internet e suas interfaces no Metaverso
  • Janeiro de 2021: Versão oficial de “Grateful” com imagens reais gravadas em Avaré, retratando e resgatando aspectos da primeira versão
  • Junho de 2021: Lançamento de “Heartbeat” com videoclipe e making of da gravação executados às margens da represa de Jurumirim, um cartão postal de Avaré
  • Agosto de 2021: Versão remix de “Heartbeat” – um videoclipe visualizer com estética eletrônica e em neon, contando com efeitos especiais de animação gráfica
  • Novembro de 2021 a abril de 2022: “Star’s Talk – Papo de Estrela com Algarth – uma série de episódios especiais em uma nave espacial virtual, onde o artista recebe convidados que compartilham suas histórias e experiências, transmitindo mensagens de superação e incentivo aos espectadores. A primeira temporada foi encerrada com episódios especiais em homenagem ao mês das mulheres em 2022.
  • Julho de 2022: Lançamento do single “Bandido” com lyric vídeo em animação gráfica e de um videoclipe cinematográfico no formato de curta-metragem.
  • Maio de 2023: Lançamento do single e videoclipe de “Bésame” com acessibilidade social através da inserção de legendas em português, inglês e espanhol.

 

Eventos

  • Agosto de 2021: Projeto “Live Performance Gênesis” – uma live realizada no marco do Cristo Redentor na Praça da Paz em Avaré
  • Agosto de 2021: Participação na “Live dos Artistas”, um movimento que reuniu artistas de Avaré
  • Novembro de 2021: “Genesis Tour Experience” – um pocket show no Concurso Garota Avaré 2021
  • Novembro de 2021: “Genesis Tour Experience” – show exclusivamente produzido para o “I Vacina Cultural”, em cumprimento à Lei Aldir Blanc. Além de suas músicas autorais, Algarth apresentou músicas de artistas do cenário cultural do país e exterior, em uma descontraída viagem no tempo.
  • Abril de 2022: Abertura do programa “Revista de Sábado” da TV Tem, filiada da TV Globo no interior paulista, por meio de uma entrevista com estética inspirada nas ideias espaciais utilizadas em suas produções.
  • Maio de 2022: Participação na “1ª F.I.A.A – 1ª Feira Independente dos Artistas de Avaré” – um pocket show em comemoração ao Dia do Trabalhador
  • Agosto de 2022: Início do piloto do projeto “Transformarth – Resgatando Identidades” – uma palestra motivacional direcionada ao público jovem, na qual Algarth compartilha suas experiências como artista, incentivando os ouvintes a não desistirem de si mesmos, de seus sonhos e projetos de vida. Ele também encoraja o despertar da veia artística em jovens talentos e a utilização da mídia digital como instrumento de criação para expressar suas ideias. Projeto ainda pausado por falta de recursos financeiros.
  • Agosto de 2022 participou da produção como um dos autores do single “Break the clock” em parceria com o DJ paulistano Wolf Fire e Du Trevisan de Avaré;
  • Setembro de 2022 participou do 1ª FESTIVAL CRIARTE dos alunos do EM do Colégio Einsten, apresentando o pocket show Genesis Tour

Experience – Reconnect.

 

Os trabalhos de Algarth podem ser vistos no YouTube e em suas redes sociais. Para mais informações, você pode enviar e-mail (contatoalgarth@gmail.com) ou mensagem (14) 99722.3100