As obras do novo prédio que vai receber o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes estão na reta final, segundo comunicado enviado pela secretaria de Comunicação de Avaré. O investimento na Casa Abrigo supera R$ 3 milhões.

O imóvel situado no cruzamento das ruas Mato Grosso e Professora Zaíra Trench tem mais de mil metros de área construída.

O prédio conta com dormitório masculino e feminino, sanitários acessíveis, salas de administração e coordenação, ambientes de estudo, refeitório, pátio e áreas de recreação, entre outros ambientes.

Com capacidade para 40 acolhidos, o moderno espaço vai substituir a Casa Transitória (meninas e meninos menores de 7 anos) e a Casa Abrigo Masculina, permitindo o convívio social nas áreas de uso coletivo.

Proteção

O novo equipamento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) vai acolher crianças e adolescentes do município vítimas de violação de direitos que configurem abandono, negligência, violência.

As medidas protetivas são geradas por requisição do Conselho Tutelar ou determinação judicial. O empreendimento deve contar com recursos do Judiciário, parceiro da iniciativa.

O objetivo do Serviço de Acolhimento Institucional é viabilizar, no menor tempo possível, o retorno seguro ao convívio familiar, prioritariamente na família de origem e, excepcionalmente, em família substituta.