Anúncio

A Câmara Municipal de Avaré tem hoje mais comissionados do que servidores efetivados (concursados). É o que mostra um levantamento feito pelo in Foco, que aponta ainda para um aumento de cerca de 70% no quadro de cargos em comissão.

A pesquisa foi feita para checar a denúncia de que um funcionário do Sincomerciários (do qual o presidente da Câmara Flávio Zandoná também é presidente) estaria trabalhando no Legislativo. O problema é que o Portal não mostra nomes; portanto a pesquisa só pode ser feita com base da identificação.

Contudo, é impossível não observar que na gestão de Zandoná o número de comissionados não aumentou; hoje são 24, segundo o portal da “Transparência”. Há 16 servidores efetivos e 6 estagiários.

Nas gestões anteriores, de 2017 a 2019, o Legislativo tinha 15 efetivos e 14 cargos em comissão – o que denota mais respeito ao dinheiro público.

Até mesmo os vereadores da oposição q2ue haviam sido contra a contratação de assessores, aderiram as contratações e agora todos tem assessores.

“Votamos contra em razão da Lei 173/20 que na época da pandemia proibia a contratação de servidores públicos”, diz o vereador Carlos Wagner (PSD). “ Votamos contra, mas, não houve apontamentos disso no TCE . Assessoria para nos que trabalhamos muito em prol da Cidade, é extremamente necessário hoje, sentimos a diferença!”, argumenta o vereador Luiz Claudio (PSD). “ Votei contra , mas como foi aprovado não achei justo eu ficar até 2 da manhã digitando projeto todos os dias . Quando vi que todos estavam aceitando e não houve apontamentos no TCE resolvi aderir para digitar minhas proposituras . E com isso dá para eu ir atrás de outras coisas”, alega a vereadora Adalgisa Ward (PSD).

Prints de comissionados e efetivos este ano

Prints (abaixo) de comissionados e efetivos de 2019. Basta fazer a comparação para ver o aumento de comissionados.