Anúncio

Em entrevista ao in Foco, o diretor da Vigilância Sanitária Estadual (Visa) Valdir Alves revelou que o Estado está repassando recursos ao município de Avaré para um projeto de fiscalização das medidas de enfrentamento da pandemia – uma novidade que não foi anunciada pelo governo.

O coordenador reforçou que  cabe ao município traçar estratégias para combater as denúncias de festas e eventos. “A responsabilidade pela fiscalização é  do município, que deve empreender esforços  na articulação com a PM e demais órgãos fiscalizadores montando operações de combate a este tipo de evento. A Vigilância Sanitária sozinha não tem condições de enfrentar grandes aglomerações.  Por isso a necessidade de apoio da PM e dos demais órgãos de fiscalização municipal. Os infratores devem ser punidos com rigor e multas altas”, ponderou, enfatizando que não “pode existir a sensação de impunidade”.

Sobre a fiscalização, Alves explicou que a Vigilância Sanitária do município através da secretaria da Saúde municipal, fez um projeto para fazer as fiscalizações de festas e estabelecimentos nos finais de semana. “O Estado aceitou o projeto deles e está repassando recursos para que os técnicos do município fazer esse trabalho”, disse.

“Trata se de uma parceria entre Estado e município para desenvolver ações de fiscalização voltada ao plano São Paulo, festas clandestinas, aglomeração, uso de máscaras enfim todas as medidas protetivas. São pagas etapas por saída aos técnicos municipais e as saídas devem ser concentradas em finais de semana”.

Entretanto, a população continua a reclamar da falta de fiscalização. Além das aglomerações e pancadões nas áreas centrais da cidade, Cristo Redentor e nas proximidades da Emapa, inúmeras festas tem sido realizadas como comprova um dos vários vídeos enviados por internautas (abaixo)

Os locais e dias das festas não são revelados. Contudo, um dos denunciados – o DJ Davi Becca – acabou admitindo ao in Foco que organiza festas para manter a renda que caiu com a pandemia e ameaçou de “procurar seus direitos” por causa de matéria já veiculada na qual uma das festas era denunciada.

Todas as denúncias estão sendo encaminhadas a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária.