Avaré acaba de ganhar um importante aliado na defesa da causa animal. Trata-se do Conselho Municipal do Bem-Estar Animal (CMBEA).
O órgão instalado recentemente é formado por representantes da sociedade civil, instituições e poder público.
Seu objetivo é estudar e propor diretrizes para a formulação e implementação de políticas públicas de proteção e defesa dos animais domésticos ou não.
Realizada no Centro Cultural “Esther Pires Novaes”, a assembleia de instalação foi presidida pelo engenheiro agrônomo Ronaldo Vilas Boas, secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento.
O gestor destacou a importância do órgão para a defesa e proteção animal, bem como para a conscientização da sociedade avareense e das autoridades competentes sobre temas que envolvem a dignidade e o direito dos animais.
Diretoria
Após a instalação oficial do CMBEA, foi eleita e empossada a Diretoria Executiva do novo conselho.
O CMBEA é formado por Soraya Aparecida Silvestre (presidente), Glenda Maris de Barros (vice-presidente), Juliana Clemente Rodrigues (secretária-executiva) e Luis Sérgio Faraldo (secretário-adjunto).
“Nosso trabalho será focado na criação de um Centro de Zoonoses bem estruturado, na ampliação do atendimento da Clínica Veterinária Municipal, na criação de um Centro de Triagem de Animais Silvestres e no incentivo aos protetores independentes”, destaca Soraya Silvestre.
“Além disso, vamos realizar ações educativas para promover a adoção consciente e a posse responsável, iniciativas que não visam apenas o bem-estar animal, mas o fortalecimento de uma sociedade mais humana e responsável”, finaliza a gestora.
Já o Grupo de Trabalho para a elaboração do Regimento Interno e do Fórum Anual de Bem-Estar Animal é composto pela coordenadora Patrícia Galvão Gomes de Oliveira e pelos membros Evelise Benedetti Bagatim, Patrícia Chinedez, Juliana Clemente Rodrigues, Rodrigo de Campos Menck, Soraya Silvestre, Luis Faraldo e Marina Gea Peres.