O design do logotipo é uma daquelas tarefas que alguns executivos delegam para outras pessoas à medida que se concentram em obrigações maiores. Para Zaheer Dodhia, fundador e CEO da Logo Design, esta atitude é um erro, visto que logotipos são difíceis de acertar e incrivelmente fáceis de errar. Escolha de cores erradas, baixo investimento e poluição visual são alguns erros que empreendedores cometem na criação da identidade visual da empresa, segundo ele.
Em artigo publicado no Entrepreneur, Dodhia afirma que o logotipo é uma das peças mais importantes da marca porque está visualmente associado à empresa. “O design do logotipo não é tão simples e nem tão complicado quanto pensamos. Sim, há muitos elementos que entram nele. Mas, no fundo, trata-se de apresentar você e sua empresa”, explica Dodhia.
Segundo ele, muitos erros cometidos por designers ou empreendedores são possíveis de perceber e evitar. Dodhia fez uma lista dos 5 erros mais comuns ao fazer um logotipo. Confira:
1. Design de baixo orçamento
Estabelecer e cumprir um orçamento é fundamental para o sucesso de empresas. De acordo com Dodhia, parte das finanças deve ser alocada para a construção do logotipo. Isso não significa que ele deva ser caro, mas um logotipo feito com baixo orçamento pode ir contra os interesses do seu negócio. “Alguns exemplos de baixo custo a serem observados são elementos pixelados. Isso pode indicar que o design não é uma imagem vetorial, o que não é bom. Pode até indicar que os elementos foram potencialmente copiados do design de outra pessoa. Ou ícones de ações e fontes que parecem comprados em lojas. A falta de elementos individuais pode fazer com que seu logotipo pareça barato”, alerta Dodhia.
- Logotipos genéricos
Segundo Dodhia, logotipos genéricos não vão atender aos interesses de seu negócio. Para ele, a melhor maneira de combater esse erro é nunca se contentar com a primeira opção sem avaliar as outras. Vale a pena, diz Dodhia, trabalhar com seu designer ajustes de cores, fontes e iconografia para obter possibilidades variedadas. “É importante ser absolutamente claro sobre quem você é, o que você tem a oferecer e em quais valores sua empresa se baseia. Um ótimo logotipo refletirá essas qualidades e se diferenciará dos demais”, afirma Dodhia.
- Copiar logos
O terceiro erro comum, diz Dodhia, é ter um logotipo similar a outras marcas, principalmente com a concorrência. “Se você está ingressando em um mercado com muita concorrência, desenvolver um logotipo que se assemelhe à escolha popular pode garantir um pouco desse mercado. Mas essa é uma maneira infalível de dar um ‘tiro no pé’. Ninguém gosta de ser enganado, e logos imitadores são tentativas de enganar seu público”, escreve Dodhia.
No entanto, diz ele, logotipos similares às vezes são simplesmente resultado de falta de pesquisas. Por isso, Dodhia aconselha pesquisar e conhecer os logotipos da concorrência. “Seguir tendências é uma coisa; não se destacar é outra e pode ser um grande erro”.
- A cor não é apenas uma preferência pessoal
Segundo Dodhia, outro erro comum é a escolha errada de cores. O principal fator que contribui para o erro, diz ele, é que alguns empreendedores, e até designers gráficos, veem a cor como uma preferência pessoal. “Tantos fatores envolvem a escolha das cores da marca. Eu diria que a preferência pessoal está bem abaixo na lista de fatores. Sua pesquisa sobre a concorrência desempenha um papel muito maior. O mesmo acontece com a psicologia da cor, com o seu público-alvo e as preferências que eles tendem a ter”, escreve Dodhia. Para ter um ótimo design de logotipo, não escolha apenas uma cor que goste. É importante também que você curta sua marca, mas outras decisões pesam mais fortemente.
- O ‘efeito caos’
De acordo com Dodhia, o último erro comum em logotipos de negócios é o o que ele chama de ‘efeito caos’. Uma combinação de péssimos espaçamentos e muitos elementos que criam uma tempestade perfeita no logotipo. “O efeito caos pode ser resultado de tentar transmitir várias mensagens em um espaço muito pequeno. Por exemplo, se você tiver mais de três ícones em seu logotipo. Ou se houver detalhes demais a ponto de ser difícil desenhá-lo na memória”, explica Dodhia.
(Fonte Negócios S/A e PEGN)