Anúncio

O Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu, na última sexta-feira (25), alunos, professores e coordenadores do curso de Direito da Faculdade Eduvale, de Avaré, para realização de júri simulado. Na oportunidade os acadêmicos conheceram o Palácio da Justiça e o Salão do Júri e puderam colocar em prática os ensinamentos aprendidos em sala de aula.

Na abertura do evento, o professor mestre Marco Antônio de Oliveira, coordenador do Curso de Direito da Eduvale, destacou aos alunos presentes a importância do Direito para a sociedade. “A atividade acadêmica é sempre voltada à união da teoria com a prática e na ideia de sair dos bancos acadêmicos e vir para a rua para buscar a aplicação. O mote de hoje é pensar em como podemos utilizar essa ferramenta que foi passada pela teoria e fazer o que a gente sempre prega, de que o direito não é só para solução de conflitos, ele também é para pacificação social. Ele não trata com números e letras, ele trata com pessoas”, afirmou.

Em seguida, o juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Avaré e professor da faculdade, Augusto Bruno Mandelli, iniciou a condução dos trabalhos ressaltando que a experiência da presença na sede do TJSP será importante no sucesso que todos almejam profissionalmente. “Ainda que seja um júri simulado, a realidade chega bem próxima do que vamos treinar aqui. Todo o contato que vocês puderem ter com a prática e com as experiências que vão enfrentar daqui a algum tempo na vida profissional é válida”, declarou.

O júri simulado, encenado pelos estudantes, trouxe a história de um crime de homicídio qualificado em que um acusado vai para o banco dos réus para ser julgado pelo assassinado de outro homem após consumo de bebidas alcóolicas. Primeiro o réu foi ouvido e em seguida as testemunhas de acusação e de defesa. Na sustentação oral, com participação dos professores, os alunos tiveram a oportunidade de mostrar habilidades de argumentação perante os jurados que, ao final, decidiram pela condenação por homicídio qualificado. A sentença foi proferida pelo juiz Augusto Bruno Mandelli.

No encerramento, houve a entrega de certificados aos professores da instituição que participaram da atividade e foi tirada uma foto com todos em frente ao Salão do Júri. Também estiveram presentes o professor Alexandre Garroni Moreira Franco e membros a comissão “OAB Vai à Escola” da 67ª Subseção de Avaré da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB SP), Roberto Adriano Olinger Neto e Priscila Cristina Oliveira da Silva Ribeiro. Cerca de 50 pessoas prestigiaram o evento, entre docentes, alunos, amigos e familiares dos participantes.

Salão do Júri é um patrimônio histórico da Justiça Paulista que funcionou ao longo de 61 anos, entre 1927 e 1988. Ele está localizado no Palácio da Justiça, projetado em 1911 pelo renomado arquiteto brasileiro, Ramos de Azevedo, com inauguração oficial em 25 de janeiro de 1942. O prédio foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), em 1981.  A

(Fonte Comunicação Social TJSP)