Apesar do alerta da Polícia Militar sobre as fakes News envolvendo supostos ataques no próximo dia 20, em Avaré e outras cidades, muitas pessoas continuam repassando estas notícias falsas.
Segundo comunicado do 53º Batalhão de Polícia Militar do Interior, sediado em Avaré, a mensagem sobre o dia 20 de abril que está sendo compartilhada em redes sociais é FALSA e não foi produzida pela Instituição (veja acima).
“Recomendamos que consultem os canais oficiais das Polícias Militar e Civil antes de compartilhar qualquer informativo sobre Segurança Pública”, diz a nota.
Em um dos áudios mentirosos espalhados por whatsApp, uma mulher que diz trabalhar na secretaria da Educação diz que os ataques teriam relação com um jogo de vídeo game e pede para que os pais não enviem os filhos às aulas dia 20 – o que também é inverídico.
Todos os áudios recebidos pelo in Foco já foram encaminhados às polícias militar e civil que estão trabalhando na identificação dos envolvidos.
Quem espalhar fake news e for identificado pode responder criminalmente. As tipificações variam entre crimes contra a honra, difamação, calúnia e outros delitos, a depender do contexto da desinformação disseminada