Neve na localidade de Cruzeiro, em São Joaquim (SC) nesta segunda-feira (28) — Foto: Mycchel Leganghi/São Joaquim Online
Anúncio

Os próximos dias serão de frio intenso em quase todo o Brasil, assim como já observado ontem e hoje (dia 29) segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A frente fria que vem derrubando a temperatura na Região Sul desde a semana passada avança para as regiões Sudeste e Centro-Oeste, provocando mudança de temperaturas também em partes do Norte e do Nordeste.

De acordo com o Climatempo, há condições para temperaturas abaixo de 0°C, geada, neve e friagem no Sul e parte do Sudeste nos próximos dias. Também há alto risco de geada para São Paulo e Mato Grosso do Sul na quarta-feira (30).

Segundo previsão dos meteorologistas, nas regiões de Avaré, Bauru e Botucatu haverá queda drástica na temperatura que pode derrubar os termômetros para mínimas entre 3°C e 5°C, nesta quarta (30) e quinta-feira (1º)

No Sudeste, as ondas mais altas chegarão a 2,5m e estão entre o litoral norte de São Paulo e o Rio De Janeiro. Nesta terça, a chuva se concentra nestes dois estados, e a massa de ar polar avança para toda a região, podendo provocar geada durante a semana, especialmente em São Paulo na Mantiqueira. Em Minas Gerais, as temperaturas devem permanecer muito próximas e abaixo de 0°C.

Para o Sul, o Climatempo emitiu alerta de muita chuva e geada nesta terça. Fará muito frio em toda a região até a quinta-feira (1º), mas a partir da data as temperaturas param de baixar.

A costa do Rio Grande do Sul recebe um ciclone extratropical, mas que se afastará em alto-mar na quarta-feira (30). Em todo o litoral Sul, por causa da atuação do ciclone, são esperadas ondas que de 2,5m a 3m de altura no decorrer desta terça.

No Centro-Oeste, a previsão é de geada no Mato Grosso do Sul para esta terça e frio em toda a região. As temperaturas voltam a subir a partir de quinta-feira. No Nordeste, a frente fria ganha força sobre a Bahia na quarta-feira. Há chance de chuva no interior da região. Na quinta, o frio se concentra no litoral baiano. No Norte, o vento frio chega ao sul do Pará e do Tocantins na quarta, mas com pouca intensidade. A partir de quinta, a temperatura volta a subir região.