Anúncio

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (9) que vai antecipar a vacinação contra Covid-19 do público geral, por faixa etária, e também de diversos grupos prioritários, como trabalhadores da educação e pessoas com deficiência permanente (veja o novo calendário abaixo).

Em média, cada faixa etária teve sua projeção de vacinação antecipada em cerca de 15 dias, em comparação com o calendário divulgado anteriormente. Segundo o cronograma estadual, o objetivo é que toda a população com mais de 18 anos tenha recebido ao menos uma dose de vacina contra o coronavírus até o dia 18 de outubro. 

O calendário se baseia em projeção da entrega de doses pelo Ministério da Saúde.

Veja o novo calendário:

Trabalhadores da Educação Básica com 45 e 46 anos: 9 de junho

Gestantes e puérperas sem comorbidades acima de 18 anos: 10 de junho

Pessoas com deficiência permanente (sem BPC): 10 de junho

Trabalhadores da Educação Básica de 18 a 44 anos: 11 de junho

Pessoas de 55 a 59 anos: 16 de junho a 8 de julho

Pessoas com 54 anos: 9 a 19 de julho

Pessoas com 50 a 53 anos: 20 de julho a 3 de agosto

Pessoas com 45 a 49 anos: 4 a 18 de agosto

Pessoas com 40 a 44 anos: 19 a 28 de agosto

Pessoas com 35 a 39 anos: 29 de agosto a 7 de setembro

Pessoas de 30 a 34 anos: 8 a 17 de setembro

Pessoas de 25 a 29 anos: 18 a 27 de setembro

Pessoas de 18 a 24 anos: 28 de setembro a 18 de outubro

 

Regras para comércio até 30 de junho

Nesta quarta (9), João Doria (PSDB) também decidiu manter as atuais regras de funcionamento do comércio e adiou novamente a ampliação do funcionamento dos serviços até as 22h. Até 30 de junho, todo os setores poderão operar das 6h às 21h, com recomendação de que o público seja limitado a 40% da capacidade. O segundo adiamento da flexibilização ocorre após o estado ultrapassar 11 mil internados na UTI, valor que era considerado um limite para 3ª onda pelo próprio governo estadual.

Professores, grávidas e pessoas com deficiência

A partir desta quarta-feira (9) podem se vacinar os profissionais da educação básica com 45 e 46 anos de idade. Este público é estimado em 80 mil pessoas. Já aqueles com idade entre 18 e 44 anos, que chegam a 360 mil pessoas em todo o estado, poderão receber o imunizante a partir da próxima sexta-feira (11).

Já as grávidas e as puérperas (mulheres que deram a luz há menos de 45 dias) devem receber a vacina a partir desta quinta (10), independente de sua condição de saúde. São 400 mil mulheres nestas condições. Antes, a vacinação deste grupo era restrita a mulheres com comorbidades.

Também nesta quinta-feira (10) poderão se vacinar as pessoas com deficiência permanente, mas que não recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), um público estimado em 1 milhão de pessoas.

Neste caso, para comprovar a deficiência, será necessário apresentar: laudo médico que indique a deficiência; ou comprovação de atendimento em Centro de Reabilitação ou unidade especializada; ou documento oficial com indicação da deficiência; ou cartões de gratuidade do transporte público; ou autodeclaração (na ausência de outro tipo de documento).

Adiantamento por faixa etária

O governo anunciou ainda o adiantamento da vacinação de pessoas sem comorbidades. Aquelas com idade entre 55 a 59 anos poderão receber a vacina a partir da próxima quarta-feira (16).

Em média, cada faixa etária teve sua projeção de vacinação antecipada em cerca de 15 dias, em comparação com o calendário divulgado anteriormente.

Segundo Regiane de Paula, coordenadora do Programa Estadual de Imunização, o calendário foi montado levando em consideração a projeção de entregas feita pelo Ministério da Saúde.

A promessa do governo estadual é a de que toda a população com mais de 18 anos tenha recebido ao menos uma dose de vacina contra Covid até o dia 18 de outubro, data que a gestão estadual passou a chamar de “Dia da Esperança“.

“O Dia da Esperança mostra o cronograma completo de vacinação no estado de São Paulo e aponta quantos dias faltam para a imunização de cada grupo, de acordo com as idades. Faltam 111 dias para que possamos iniciar a imunização do último grupo, de 18 a 24 anos, de forma com que todos os brasileiros de São Paulo recebam a primeira dose da vacina”, disse a coordenador do programa estadual de vacinação.

O Dia da Esperança nos une em uma grande contagem regressiva pela esperança e pela vida”, completou.

(Fonte G1. Imagem Governo de SP)