Anúncio

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça (6) alerta laranja para tempestade e queda de granizo válido para o Paraná, áreas de São Paulo e Mato Grosso do Sul nas próximas 24 horas. Segundo as informações do Inmet, uma massa de ar quente carregada de umidade está provocando pancadas de chuva intensa em áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil desde ontem.

“Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, diz a publicação.

O modelo Cosmo do Inmet prevê que o feriado de 7 de Setembro também terá muita chuva nessas áreas. O extremo norte do Paraná e sul de São Paulo podem receber chuvas de até 60mm amanhã. “Já na quarta-feira, as chuvas deverão ficar mais concentradas no nordeste de Santa Catarina, centro-norte e leste do Paraná, além do estado de São Paulo. A previsão também indica chance de granizo nestas localidades”, afirma a previsão.

Apesar da intensidade da chuva, o sistema ainda não deve ter força para avançar para as demais áreas do país, que continuam com o tempo muito seco e baixa umidade relativa do ar.

Embora Avaré esteja na área de risco, a cidade não é citada. Os municípios de Marilia, Bauru, Jau, Manduri, Itai, Botucatu e Itapeva, entre outros devem ficar em alerta.

Fonte Inmet