Anúncio

Em sua live semanal, nesta quarta-feira (28), o presidente Jair Bolsonaro, mais uma vez, espalhou fake news sobre as Eleições 2022. Ele disse que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai proibir os brasileiros de usarem a camisa da Seleção Brasileira no dia da votação. Isso não procede.

Qualquer eleitor pode votar no primeiro turno usando as cores verde e amarela. O TSE não proíbe o uso de roupas destas cores e nem da camisa da Seleção. De acordo com a Legislação eleitoral, o eleitor tem direito de usar roupas customizadas com cores, imagens e números de candidatos, manifestando sua convicção político-ideológica de forma individual e silenciosa.

Art. 82. É permitida, no dia das eleições, a manifestação individual e silenciosa da preferência da eleitora ou do eleitor por partido político, coligação, federação, candidata ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas.

A Legislação Eleitoral proíbe que nas seções eleitorais, os servidores da Justiça Eleitoral e os mesários usem vestimenta ou objeto que contenha qualquer propaganda de partido político, coligação, federação, candidata ou candidato.

No entanto, o ministro do TSE, Alexandre de Moraes, disse essa semana aos representantes de centrais sindicais que não proibirá mesários de usarem camisas da Seleção Brasileira na eleição.

(Fonte Jornal de Minas e TV Reconta)