Anúncio

Uma marca atingida por poucas empresas de comunicação: 20 anos. Para comemorar a data, o in Foco lança hoje, 10 de maio de 2021, este site inovador, moderno e dinâmico – a versão on line de uma proposta diferenciada de fazer jornalismo.

Seja bem vindo(a)!

“Comemorar duas décadas fazendo um jornalismo sério, comprometido e diferenciado não é para qualquer um, ainda mais no interior paulista onde ainda há muito conservadorismo em relação a temas e posturas polêmicas e claro, totalmente independente. Quem me conhece sabe que não digo isso com arrogância; digo com orgulho e trabalho. Nem citarei a questão ética porque é como honestidade; não é favor. É obrigação natural que caminha ao lado da verdade. É muito lindo dizer que jornalismo é minha paixão e que o in Foco é o amor da minha vida. Embora seja totalmente verdade este bilhete rsrs, há muito, muito trabalho por trás disso, além da imensa dedicação.

Meu sonho sempre foi ter um jornal independente, sem servilismo à política, totalmente livre de influências ou ‘casamentos’ politiqueiros e este sonho se materializa todos os meses há 20 anos, para meu imenso orgulho e realização. Poucos sabem, mas o in Foco surgiu da edição zero exatamente duas décadas atrás; contudo, a cada mês, ele renasce totalmente refeito, como se fosse outra edição ‘experimental’. Meus parceiros sabem que não repito arte (para mim não existe propaganda; existe arte) e faço questão de elaborar uma a cada mês, sempre seguindo o contexto do momento para buscar os melhores resultados.

Por isso, um dos meus orgulhos é a fidelidade dos meus parceiros que estão comigo há anos. A fidelidade é recíproca, pois visto a camisa de cada um, com espírito de equipe e cooperativismo, pois crescemos juntos. É magnífica essa parceria que continuou em plena pandemia e continuará anos pela frente, mas obviamente faço por merecer e honrar tamanha confiança todos os meses.

 Assim é também com a pauta de temas, a qual sempre priorizo e tento antever o que realmente pode ser interessante, tanto do ponto de vista da informação, como do conhecimento. Por isso, outro orgulho é ouvir as pessoas dizer que adoram ler o in Foco, já que esse verbo é raro hoje em dia rs. Posso me orgulhar também  em ver que todas edições impressas acabam mais rápido do que esperava e isso, obviamente é um ótimo indicador.

Fazer a edição dos 20 anos, tão esperada e comemorativa, foi também fazer uma viagem no tempo, comparando temas, contextos, analisando o próprio crescimento do in Foco como produto e meio de comunicação. Sempre digo que o propósito é levar informação e conhecimento a todos, sem custo e desde o início ele foi gratuito (e continuará sendo!) para que todos tenham acesso – do pedreiro ao juiz, da diarista ao empreendedor. Por isso minha intenção sempre foi fazer um jornal diferenciado, que não existia no mercado, com assuntos variados , ‘cara’ de revista, mas autêntico. E assim tem sido e continuará sendo!

O in Foco é inovador não por ser melhor – não tenho essa arrogância – mas por ser diferenciado. Num texto jornalístico sério, por exemplo, jamais se aceitaria um ‘rs’ como às vezes tenho usado. Grosso modo, isso é liberdade poética e criativa. Minha ideia sempre foi trazer a verdade, com pitadas de ironia ou sarcasmo, uma conversa quase íntima com o(a) leitor(a), como se fossemos grandes amigos, pois é assim que me vejo diante deles (as): com respeito, comprometimento, mas de forma leve e por vezes, divertida para que o foco seja mais atraente e ‘digerível’. Cá entre nós, só com muita ironia conseguimos engolir os sapos que os políticos nos obrigam a ver. Concorda? Ah, ouvi ‘amém’ ?rsrs

É isso. Este é o in Foco. Bem ou mal humorado – depende do assunto -, irônico, brincalhão, mas sempre comprometido com a seriedade, transparência e respeito ao leitor.

É com este mesmo espírito que lanço o site do in Foco , uma conquista que esperava há muito tempo e que foi possível com a ajuda dos meus irmãos (André e Alexandre). Ele será dedicado a outro irmão, Adriano, que não está aqui infelizmente para ver o lançamento, mas foi um dos que sempre torceu para o projeto. Meu filho Rafael também acompanha tudo de perto, sendo quase um tutor porque colabora com ideias e insights já que também quero conversar com as novas gerações; assim preciso primeiro entendê-las para depois me comunicar.

Como se vê, é uma empresa familiar rsrs e você, faz parte dela. Posso não conhecer você pessoalmente, mas tenha certeza de que faz parte da família com a qual tenho um comprometimento profissional, mas – admito – com conotação emocional. Sim, porque cada página do in Foco nestes 20 anos tem muito de mim, mas também muito de todos nós e de você!

Espero que tenha prazer em conhecer este site também.

E o que jamais pode faltar em cada dia da nossa vida e principalmente nesta edição: GRATIDÃO!

Obrigado por fazer parte desta história!”

Cida Koch