Anúncio

A semana que começa será influenciada pela massa de ar frio de origem polar mais forte a alcançar o Brasil até agora neste ano, mas os seus reflexos não se darão com a mesma força das últimas duas ondas de frio no Centro-Sul do Brasil. Em muitas cidades do Sul do país será o frio mais intenso de 2021 até agora, mas na maior parte das localidades do Centro-Oeste e do Sudeste as marcas do final de junho e da última semana não deverão ser batidas. No período de quarta a sexta-feira, a temperatura deve ficar entre 10ºC e 15ºC abaixo do que é normal (anomalia) no Centro-Sul do país.

O ar polar começa a ingressar no Rio Grande do Sul no decorrer da terça-feira, quando se espera que as mínimas ocorram à noite, no final do dia, quando vai começar a ficar muito frio. Na quarta-feira, o ar polar rapidamente toma conta do Sul do país e chega aos Centro-Oeste e ao Sudeste do país. Será uma “bolha” de ar gelado de grandes dimensões e que será responsável por um acentuado resfriamento em diversos estados brasileiros no meio da semana.

Esta será uma das erupções de ar polar de maior intensidade dos tempos recentes no Sul do Brasil e as marcas mínimas em algumas estações, especialmente de municípios de maior altitude, devem ficar entre as mais baixas registradas nos primeiros 20 anos deste século, mas, no geral, a onda de frio não deve superar em força as ondas de frio, por exemplo, dos anos 2000 e 2012. Mesmo assim, nos casos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, deve figurar entre as mais fortes da história recente.

Avaré

A nova e intensa massa de ar frio pode derrubar as temperaturas em todo estado de São Paulo Diante deste cenário, novamente pode esfriar bastante em Avaré. Pelo menos essa é a previsão dos sites de meteorologia para o meio da próxima semana.

Segundo as estimativas, a partir da próxima quarta-feira, dia 28, há previsão de chuva, o que deve derrubar as temperaturas. Há a possibilidade de geada ao amanhecer durante a próxima semana.

Na quinta-feira, dia 29, os termômetros podem indicar mínima de 4 graus. Mas o pior ainda poderá chegar na sexta-feira, dia 30, quando a temperatura mínima poderá ser de 1 graus negativo, com máxima de 15 graus.

A próxima onda de frio será de forte intensidade e sim, será uma das mais fortes desde 1955, segundo alguns sites de meteorologia, quando parte do sul e sudeste registrou temperaturas negativas e neve. Desta vez, uma forte massa de ar polar que se desprenderá da Antártida, hemisfério sul, deverá atuar entre os dias 30 e 31 de julho e 01 e 02 de agosto com temperaturas congelantes no Sul, Sudeste e Centro Oeste do Brasil. Se nada mudar até esta data, o estado de São Paulo também será acometido por temperaturas negativas e veremos elas logo abaixo:

 

Piracicaba e Região Metropolitana

– 3 Graus

Campinas e Região Metropolitana

– 2 Graus

Botucatu e Região

– 2 Graus

Avaré, Sorocaba, Apiaí e regiões

de -4 a -1 graus

Ourinhos , Marilia, Prudente e Assis

de -2 a 1 Graus

Araçatuba, Dracena, Bauru e Regiões

de 1 a 2 Graus

Rio Preto, Franca e Barretos

de 1 a 2 Graus

Ribeirão Preto e Pirassununga junto a suas Regiões

2 a 4 graus

Fontes: MetSul/CEPTEC/INMET/ClimaTempo/Acontece Botucatu