Anúncio

Este assunto já foi explorado por livros e debatido por especialistas. Afinal, haveria mesmo diferenças entre as mentalidades de quem é rico ou pobre?  Claro que não estamos falando no sentido literal, mas figurativo. Em outras palavras, a forma como você pensa e age determina muito do seu “fator sucesso”, ou “o quanto você está aberto ao dinheiro”, segundo alguns estudiosos do tema. Melhor do que distinguir como pessoas pobres e ricas pensam, é enfatizar  que há diferenças entre como pessoas que buscam o sucesso real pensam para aquelas que somente lamentam e dizem não ter sucesso.

A verdade é que a grande maioria das pessoas que não alcançam o sucesso de fato e sentem-se pobres (muitas vezes não somente financeiramente) pensam de forma parecida, buscando mesmo que inconscientemente esquivar-se das oportunidades e do sucesso. Em sua obra, “Os Segredos da Mente Milionária”, o escritor Harv Eker aponta argumentos suficientes para entendermos que aqueles que não nascem em famílias de boas condições aprendem desde cedo a odiar aqueles que possuem o dinheiro, a amaldiçoá-los e a encarar o dinheiro como a raiz de todos os males. Apesar de este ser somente um mecanismo de defesa adotado pelas pessoas a fim de fingir não darem importância ao mesmo, acaba por desenvolver um conceito errôneo nas crianças – ter dinheiro não é bom.

E se você acha que ter dinheiro não é uma coisa boa, o que acontecerá quando você o tiver? Inconscientemente você o gastará, tentando livrar-se de tamanho “malefício”. E o que acontece quando uma boa oportunidade de negócio ou de emprego aparece? Pode pô-la a perder, pois tanto dinheiro poderá lhe fazer mal. Pode parecer estranho dito assim, em tão poucas palavras, mas se você começar a rememorar tudo o que seus pais e parentes próximos lhe falaram sobre o dinheiro, vai lembrar-se de frases como: Melhor ter pouco com Deus do que muito sem ele; O dinheiro não traz felicidade ; Ricos não prestam (pobreza virou atestado de bondade?); É mais fácil um camelo passar por um buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus e por aí vai… Frases como estas criam crenças que às vezes carregamos por uma vida inteira. E você sabe: o que você pensa e concentra, aumenta.

Em vez de dizer pessoas pobres ou pessoas ricas, o escritor Harv Eker prefere dizer “pessoas de mentalidade rica ou pobre”, uma escolha bem mais acertada, que demonstra que mesmo que uma pessoa no momento não seja rica, pode já estar desenvolvendo uma mentalidade que a levará ao sucesso. Ele lista algumas diferenças de mentalidade:

  • Pessoas de mentalidade pobre reclamam da falta de dinheiro. Pessoas de mentalidade rica conversam sobre como ganhar mais dinheiro;
  • Pessoas de mentalidade pobre pensam pequeno. Pessoas de mentalidade rica pensam grande;
  • Pessoas de mentalidade pobre passam horas e horas assistindo TV. Pessoas de mentalidade rica leem livros e revistas sobre prosperidade e sucesso;
  • Pessoas de mentalidade pobre não gostam do que fazem. Pessoas de mentalidade rica fazem o que gostam (amam);
  • Pessoas de mentalidade pobre invejam pessoas ricas. Pessoas de mentalidade rica admiram pessoas ricas;
  • Pessoas de mentalidade pobre visualizam problemas e dificuldades em tudo. Pessoas de mentalidade rica visualizam soluções e oportunidades em cada aparente problema.
  • Pessoas de mentalidade pobre deixam o medo as bloquear. Pessoas de mentalidade rica usam o medo a seu favor.
  • Pessoas de mentalidade pobre tem medo do risco, pessoas de mentalidade rica aprendem a controlar seus riscos e arriscar sempre.
  • Pessoas ricas sabem que estão no controle, que podem fazer as coisas acontecerem. Pessoas pobres acreditam que tem pouco controle possuem, sentindo-se assim como meras vítimas;
  • Pessoas ricas entram no jogo pensando em ganhar, correm, lutam pelo que querem. Pessoas pobres possuem tanto medo de perder que jogam o tempo todo pensando em não perder, não assumindo riscos, focando obstáculos em vez de oportunidades, enfim: elas deixam de entender como ganhar dinheiro para se preocupar com a possibilidade de perdê-lo caso hajam. Outra vez, desperdiçam oportunidades;
  • Pessoas ricas buscam companhia de indivíduos bem-sucedidos. Pessoas pobres buscam companhia de indivíduos fracassados, procurando uma oportunidade para falarem de suas frustrações também, em vez de buscar compartilhar casos de sucesso. Quase como conseqüência, pessoas ricas admiram outros indivíduos ricos, por participarem de seus círculos e conhecerem suas histórias. Pessoas pobres guardam ressentimento dos ricos, muitas vezes por inveja de suas posições sociais, ignorando a história daquelas pessoas;
  • Pessoas ricas pensam: “Como posso ter as duas coisas?”. Pessoas pobres pensam: “Somente posso ter uma coisa ou outra” (perceba que ao questionar-se sobre “como”, pessoas ricas põem seus cérebros para funcionarem, para buscarem uma solução para o problema)
  • Pessoas ricas administram bem o seu dinheiro. Pessoas pobres administram mal o seu dinheiro. Perceba bem: se duas pessoas recebem R$ 2.000,00 por mês como salário e uma enriquece e a outra empobrece o que aconteceu? Foi a falta de dinheiro que levou um a ficar rico e outro a ficar pobre? Ou há algum problema na gestão do dinheiro? O problema não é a falta de dinheiro, é a má gestão dele!

E então? Qual é a sua mentalidade?

 

(fontes Exame, Administradores e Clube do Dinheiro)