Foto site West Side
Anúncio

A prefeitura de Avaré encerrou o processo de concorrência pública que definiu a empresa que irá operar o transporte coletivo no município pelo prazo de dez anos. A vencedora foi a empresa West Side, do grupo Belarmino, que apresentou a proposta de R$ 9,84 de tarifa de remuneração quilométrica. Na verdade, ao que parece foi a única a “concorrer”.

Assinado dia 27 de setembro, o contrato foi publicado nesta terça, 4, no Diário Oficial. Conforme já divulgado pelo in Foco, o valor estimado é de R$ 10.628.846,20.

A West Side, segundo o Diário do Transporte, é do mesmo grupo da Rápido Luxo Campinas, responsável por operar o transporte público local até o momento, em caráter emergencial.

O contrato de concessão com a empresa de ônibus é de 2009, quando a companhia do grupo do empresário Belarmino de Ascenção Marta ainda utilizava o nome de Osastur. A empresa assumiu o transporte coletivo de Avaré após a antiga concessionária VVPL – Viação Vale do Paranapanema encerrar repentinamente suas atividades. A situação foi regularizada após licitação em 2009, com prazo de 10 anos.

O contrato da Rápido Luxo Campinas, que venceu em 2019, foi prorrogado pela prefeitura até 16 de fevereiro de 2020, conforme publicado no Diário Oficial do Estado no dia 30 de novembro de 2019. Desde 2019 a prefeitura vem prorrogando o contrato com a Rápido Campinas, enquanto não realiza a licitação.

Atualmente Avaré tem 13 linhas (uma rural); em 2019 a empresa transportava em média 92 mil passageiros; em 2021 o número caiu para 21 mil/mês por conta da pandemia. Os dois primeiros meses deste ano, teve um aumento de 60% com média de 51 mil passageiros.

A nova concessionária deverá apresentar uma frota de 15 veículos  com até sete anos de uso, sendo 13 destinados a frota operacional. Todos veículos deverão ter wi-fi gratuito.

(Fonte Diário do Transporte)