Anúncio

O Brasil celebra hoje a memória de Tiradentes, feriado nacional que faz referência à morte de Joaquim José da Silva Xavier, um dos líderes do movimento de emancipação contra o domínio de Portugal, que ficou conhecido como Inconfidência Mineira. Tiradentes foi o único a receber a pena e foi enforcado em praça pública em 21 de abril de 1792. Com o advento da República, a partir de 1889, o dentista e ativista político virou herói nacional.

O feriado de Tiradentes deste ano deverá ser marcado pelo fechamento de muitos serviços e atividades e pela folga facultativa em muitos locais. Por ser o penúltimo feriado prolongado do ano, muitas pessoas e repartições públicas e privadas planejaram também o descanso por quatro dias, retornando ao batente e à normalidade somente na segunda-feira. Neste ano, o período será também de folia de Carnaval em São Paulo, Rio de Janeiro e algumas capitais, com a realização de desfiles das escolas de samba. Os eventos foram transferidos para abril devido à pandemia de covid-19.

Tanto para quem fica em Avaré como para quem vai aproveitar o feriado prolongado, vale conferir o que abre e fecha. Os servidores públicos federais, por exemplo, ganharam ponto facultativo nesta sexta-feira e poderão, a depender do órgão em que atuam, prolongar a folga.

Na sexta-feira (22), o dia é normal nos bancos. As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes nesta quinta, assim como os canais digitais e remotos de atendimento como internet e mobile banking, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Contas de consumo, como água e luz, e carnês com vencimento no dia 21 de abril poderão ser pagos, sem acréscimo de juros, no próximo dia útil ao feriado, ou seja, no dia 22.

Já o comércio de Avaré funcionará facultativamente amanhã, das 9h às 18h. A Câmara Municipal decretou ponto facultativo. A prefeitura deve adotar isso também, mas não houve publicação do ato.