Sempre que ouvimos falar em colágeno o relacionamos a antienvelhecimento. Contudo, seu papel vai muito além disso. Colágeno é uma proteína que pode ser encontrada na pele, tecidos e ossos e é responsável por dar estrutura, firmeza e elasticidade à pele. Essa proteína, na realidade, é um conjunto de vários tipos de proteínas do corpo que, quando juntas, formam o colágeno especifico para uma certa área e função no corpo.
Além disso, o colágeno também é muito importante para manter a integridade dos músculos, dos ligamentos, dos tendões e das articulações, podendo ser encontrado em alimentos, como carne e gelatina ou suplementos alimentares em cápsulas ou sachês. Na indústria cosmética, o colágeno pode ainda ser também utilizado em cremes hidratantes para atenuar o envelhecimento da pele.
Contudo, agora com o Colágeno tipo 2, muita gente confunde a finalidade do produto que é manipulado pela Vitalis Drogaria e Manipulação. Por isso, nesta entrevista a farmacêutica Fernanda T. de C. Vicentini (CRF-SP 22.874), responsável pela Vitalis, esclarece algumas dúvidas.
Fernanda qual a diferença entre os colágenos tipo 1 e 2?
Cada um deles possui diferentes indicações, sendo considerados suplementos diferentes. O colágeno tipo 1, também chamado colágeno hidrolisado, é uma proteína extraída do osso e da cartilagem de animais, resultando da quebra de moléculas de proteína em partículas menores. Este tipo de colágeno é melhor absorvido no intestino e é usado para melhorar a firmeza da pele, fortalecer as unhas e o cabelo e até prevenir úlceras gástricas. O colágeno tipo 2, ou colágeno não desnaturado, é o componente que está em maior quantidade nas cartilagens. É fabricado a partir de um processo não enzimático, em temperaturas mais baixas de forma a não hidrolisar a molécula, isso garante a integridade da proteína, ao contrário do que acontece no colágeno tipo 1.
Explique um pouco mais por favor sobre colágeno tipo 2?
Ele é derivado da cartilagem de frango. O Colágeno é uma classe bastante abundante de proteínas formadas por aminoácidos no organismo humano. Ele tem a função de manter as células unidas e é o principal componente protéico de órgãos como a pele, cartilagens e ossos. A principal proteína estrutural responsável pela tração e firmeza do tecido cartilaginoso é o colágeno tipo II. Quando entramos na fase adulta (a partir de 26 anos), a deficiência do colágeno começa a ser notada. Nessa fase fica mais visível a diminuição da elasticidade da pele, o aparecimento de rugas e o aumento da fragilidade articular e óssea. Por isso é importante repor esse nutriente.
Então o colágeno tipo 2 é mais voltado à saúde e não à estética.
Isso mesmo. Uma das maneiras de ajudar o corpo a repor o colágeno perdido nas cartilagens e aliviar os sintomas, é usando o colágeno tipo 2, que evita a destruição das cartilagens pelo sistema imune e reduz a inflamação em casos de osteoartrite e reumatismo , melhorando a saúde das articulações.
Nestas doenças, o próprio organismo reconhece o colágeno que está nas articulações como uma proteína estranha e produz enzimas que destroem a cartilagem, e como consequência, surgem os sintomas destas doenças.
E a composição com a Vitamina D?
A Vitamina D (Colecalciferol) é importante nesse suplemento alimentar, pois auxilia na absorção do cálcio e também ajuda na promoção do bem-estar. A combinação do Colágeno tipo 2 com a Vitamina D é importante para a boa saúde do organismo e das articulações.
Mais informações na Vitalis!