Anúncio

Assim como boa parte do Estado de SP, Avaré está sob alerta laranja de ondas de calor e a primavera deve chegar mais quente que o normal e com chuvas.

Segundo o Climatempo, as temperaturas ficam em média com máximas de 32 a 36 graus, mas a partir de quinta-feira, 21, a temperatura deve subir e pode chegar a 38 graus no domingo.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas laranja na madrugada de hoje. Um deles indica risco de tempestades na região Sul e outro alerta para uma onda de calor que atinge do Paraná até parte do Tocantins.

O primeiro alerta de tempestade com chuva e ventos fortes foi iniciado às 3h da madrugada. Atinge as cidades das seguintes regiões: noroeste rio-grandense, centro ocidental rio-grandense, metropolitana de Porto Alegre, sudeste rio-grandense, nordeste rio-grandense, sul catarinense, centro oriental rio-grandense, oeste catarinense, sudoeste rio-grandense, serrana. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos e ventos intensos de até 100 km/h, além de granizo.

Já o alerta de onda de calor, que começou às 11h da manhã desta segunda, 18, e vai até às 18h da próxima sexta-feira (22) atinge cidades de boa parte do Paraná, São Paulo, Triângulo Mineiro, todo o estado de Mato Grosso do Sul, partes de Mato Grosso, incluindo sua capital Cuiabá, e regiões de Goiás, Tocantins e do Pará. O Inmet alerta para o risco à saúde devido à temperatura de 5ºC acima da média no período.

O que significa um alerta laranja?

O Inmet emite diferentes alertas, que vão variar de cores, indo do amarelo ao vermelho, em ordem crescente, pelo grau de perigo. Alerta amarelo: esta classificação aponta a previsão de ‘perigo potencial’. Alerta laranja: aponta a previsão de ‘perigo’. Alerta vermelho: significa a previsão de ‘grande perigo’.

A cor se refere ao nível do aviso meteorológico especial emitido. Quando na coloração laranja, isso quer dizer que o grau de severidade é “perigo”. Vale para eventos climáticos tais como tempestades (chuvas), onda de calor e onda de frio.

Alerta laranja do Inmet para chuvas/tempestades

Causas: O alerta é emitido quando a precipitação em determinado local vai de 30 a 60 mm por hora ou até 100 mm em único dia.

 

(fonte Climatempo e Terra)