Anúncio

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a chegada de uma grande onda de calor que deve se intensificar neste final de semana. No interior de São Paulo, as temperaturas devem chegar a 39ºC na segunda-feira (13).

Conforme o Inmet, o alerta abrange as regiões de Bauru, Itapetininga, São José do Rio Preto e Sorocaba (SP). Parte dos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás também será afetada. Ainda de acordo com o instituto, a situação é atípica e pode ser a mais intensa onda de calor do ano.

Em Avaré segundo o Climatempo, a máxima no domingo pode ser de 38 graus e na segunda, 39. Essa máxima continua na quarta, no feriado, mas o pico desta onda continua quando a máxima aumenta para 40 graus na quinta, sexta e sábado.

 

Atenção ao calor

De acordo com o médico Guaraci Antonio Barroso, as altas temperaturas são extremamente perigosas para a saúde. Com base nos seus atendimentos ao público idoso, ele explica como a desidratação pode ser uma das grandes causas de morte.

“Quando você é jovem, você tem, mais ou menos, 65% do seu corpo com líquido e 35% como matéria sólida. Na medida em que vamos envelhecendo, essa alteração vai se marcando, podendo chegar a apenas 50% de líquido e 50% de matéria sólida. Isso acontece com os idosos e, assim, ele esquenta mais rápido, desidrata mais rápido e passa mal mais rápido”, explica.

Uma das dicas mais importantes neste período de calor é ingerir muito líquido. “Uma coisa que eu sempre falo é: não espere sentir sede para tomar água! Você deve ir tomando água ao longo do dia. A garrafinha tem que ser sua companheira. Mesmo que não esteja com sede, você vai bebendo e criando hábito”, orienta o médico.

Fonte G1 e Climatempo