Anúncio

Um padre condenado a quatro anos e três meses de prisão em abril de 2003 por usar a Internet para tentar atrair um adolescente para um encontro sexual, continua em atividade no Brasil segundo reportagem especial do jornal Brazilian Times. O caso aconteceu na Flórida (EUA) e o padre Elias Francisco Guimarães, de Itapeva, foi preso em 2002.

Ele foi preso ao chegar a uma praia no dia 9 de setembro para se encontrar com o garoto.  O adolescente era na verdade,  um detetive que se fez passar por um garoto de 14 anos. Os dois se comunicaram online por cerca de duas semanas antes de marcar o encontro.

Guimarães se declarou culpado em janeiro de 2003 durante uma audiência em um tribunal federal americano.

Na época, falando por meio de um intérprete de português, o padre disse que havia planos de “tocar um no outro ou talvez se masturbar e talvez também fazer sexo oral”. “Reconheço que sou culpado e sinto muito por isso”, disse ele.

Mas recentemente, um livro chamado “Pedofilia na Igreja” chamou a atenção, pois de acordo com os escritores, os jornalistas Fábio Gusmão e Giampaolo Morgado Braga, o padre Elias cumpriu a pena e voltou para o Brasil e segue atuando na igreja católica. “Um padre preso, réu confesso, que cumpriu pena por tentar contato sexual com um menor de idade foi mantido como sacerdote e aceito numa diocese do maior país católico do mundo, onde celebrava missas normalmente, pelo menos até o fim de 2022”, escreveram os autores.

Através das redes sociais, em 18 de junho de 2020, a Pastoral Vocacional da Diocese de Itapeva, em São Paulo, contou a história do padre que foi ordenado em 1993. “Padre Elias administrou por seis anos o Território Missionário de Taquarivaí, hoje Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, posteriormente exerceu a função de capelão da Santa Casa de Itapeva e atualmente auxilia na Paróquia São Roque também na cidade de Itapeva”, dizia o texto junto com uma foto do padre que aparece com mais cabelo e um corte diferente do que usava nos Estados Unidos.

No final de 2022, outra postagem da mesma pastoral comemorava o aniversário do padre Elias e dezenas de fiéis deram os parabéns, pedindo que Deus o abençoasse.

(fonte http://braziliantimes.org)